Encerramento do CTec Halal 2025 é marcado por minicurso, premiações e lançamentos
Texto por: Jaê Comunicação
O encerramento da segunda edição do Congresso Técnico-Científico Halal, que aconteceu no WTC Events Center, em São Paulo, entre os dias 27 e 28 de outubro, reforçou a importância da ciência, da pesquisa e da disseminação de informações de qualidade sobre Halal. Autoridades de diversos países compareceram ao congresso.
Gustavo Venda, profissional especializado em sustentabilidade corporativa, ESG (Environmental, Social and Governance) e certificações, ministrou um minicurso sobre os pilares da ESG nas organizações e a convergência com as práticas Halal. Além disso, Venda, que também é gerente de Desenvolvimento de Negócios em Sustentabilidade na SGS do Brasil, Vanda Nunes, Head Latam Business Assurence, e Fabio Sianga Neto, Senior Business, ambos da mesma empresa – que é líder mundial em testes, inspeção e certificações – assinaram um memorando de entendimento com International Halal Academy (IHA), representada por Ali Zoghbi, seu presidente.
O Halal Cast, primeiro podcast da América Latina especializado em Halal, produzido pela IHA, também foi apresentado diretamente do palco do evento. A hostess Cristina Thomaz, acompanhada pela Gerente Técnica e Religiosa da Qualidade da FAMBRAS Halal Certificadora, Soha Chabrawi, recebeu Mohamed Sheha (diretor comercial da ICHS) e Nourhan Haffez (gerente de mídia e comunicação ICHS) para falarem sobre como construir uma marca Halal de classe mundial com vantagem competitiva.
Durante o evento, aconteceu, ainda, o lançamento de mais uma produção da IHA, o livro de receitas “Sabores Halal”, uma coletânea de 13 pratos, alguns bastante conhecidos no Brasil, preparados de acordo com as normas islâmicas. Além dos ingredientes e forma de preparo, elas vêm acompanhadas de informações históricas, culturais e curiosidades.
Para o presidente da IHA, Ali Zoghbi, a obra “permite viajar por culturas diversas e compreender como a alimentação, além de nutrir, pode unir e transformar”.
Outro destaque foi o lançamento do MBA Halal – Padrões e Desenvolvimento de Mercado e Negócios, que oferece formação de nível avançado nos conceitos, práticas e aplicações dos padrões Halal nos setores de alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos, turismo, logística e finanças, dentre outros. “É mais uma inovação que preparamos. O programa se aprofunda nos princípios da Sharia (Jurisprudência Islâmica), avaliação da conformidade Halal, gestão da cadeia de suprimentos, rastreabilidade e nos aspectos produtivos, comerciais e econômicos mais amplos da indústria e de serviços Halal”, diz Delduque Martins, secretário-geral da IHA. “Podem fazer o MBA profissionais que querem complementar a sua formação, ampliar conhecimentos e aprimorar habilidades pessoais. A previsão para o início do curso é o primeiro semestre de 2026”, concluiu.
André Ferrari, pró-reitor de Graduação da Universidade Estácio, instituição parceira do MBA, destacou que a instituição tem muitos projetos que convergem com a filosofia Halal e que está disposto a fortalecer cada vez mais a parceria com a International Halal Academy. “A Estácio tem a preocupação de caminhar junto com a International Halal Academy e com a FAMBRAS nessas questões que convergem valores”, afirmou o executivo.
Na ocasião, também aconteceu o lançamento da Comissão de Estudantes do IBREI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais) e a assinatura de memorando entre a instituição e a International Halal Academy (IHA).
Por fim, como na edição anterior, houve a premiação de trabalhos científicos com a temática Halal. Doze estudos, entre 44 inscritos, foram selecionados para apresentação oral no palco do CTec Halal. Após a avaliação de uma Comissão de Avaliação Científica, seus autores subiram ao palco para recebimento dos respectivos prêmios.
O trabalho “Relação entre a vivacidade e bioeletricidade/Morte clínica e morte biolétrica após insensibilização em aves”, de Norton Nader, Adel Yahya, Thielo de la Vieja, Luciana Vieira Piza e Ernane José Xavier Costa, foi o que recebeu a maior pontuação, sendo contemplado com duas passagens aéreas internacionais para Buenos Aires ou Santiago.
O próximo CTec Halal acontece em 2027 e as normas e o regulamento para a inscrição dos trabalhos científicos serão divulgadas a partir de janeiro do ano que vem.
























































