3ª edição do Global Halal Brazil Business Forum 2025 – O maior Fórum Halal das Américas
Nos dias 27 e 28 de outubro de 2025, no Sheraton Hotel, WTC – São Paulo, aconteceu a 3ª edição do Global Halal Brazil Business Forum (GHB 2025), o maior fórum Halal das Américas, realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela FAMBRAS Halal Certificadora. O evento contou com sete painéis, lançamento de livros e assinatura de Memorandos de Entendimento. O tema desta edição foi “Halal Green – Negócios Sustentáveis e Diálogo Intercultural”.
O fórum contou com patrocínio do Grupo MBRF, MODON, Seara, Carapreta, Laila Travel, SGS, MHE-9 Logística, EcoHalal e Emirates. As parcerias estratégicas com a ICCD (Islamic Chamber of Commerce and Development) e com ICHS (Islamic Chamber of Halal Services) O apoio institucional foi da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), International Halal Academy e Union of Arab Chambers (União das Câmaras Árabes).
O evento recebeu autoridades dos países árabes, entre elas Suas Excelências, os Embaixadores: Elias Nicolas (Líbano), Ahmad Al Shebani (Catar), Senhora Embaixadora do Egito: Mai Khalil (Egito), Bader Alhelalibi (Bahrein), Abdelaziz Cherif (Argélia), Nabil Adghoghi (Marrocos), Ahmed Bouceif (Mauritânia), Qais Shqair (Liga Árabe), Ibrahim Alzeben (Palestina), Maen Masadeh (Jordânia), Osama Sawan (Líbia) e Ahmad Swar (Sudão). Também esteve presente o Excelentíssimo Senhor Decano do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes no Brasil e Embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
O Cônsul do Catar no Brasil, Excelentíssimo Senhor Mohammad Ali Al-Hammadany, destacou a relevância da parceria entre o Brasil e o Catar:
“Em primeiro lugar, agradeço aos organizadores do fórum por este excelente evento, que chega à sua terceira edição e reúne todos os países islâmicos em torno dos temas relacionados ao Halal. O Brasil é um dos países mais importantes na exportação de carnes Halal para as nações islâmicas, e o Estado do Catar, em particular, se beneficia enormemente dessa parceria.”
O Excelentíssimo Senhor Embaixador da Jordânia, Maen Masadeh, também ressaltou o papel da FAMBRAS Halal:
“A FAMBRAS Halal é um dos principais parceiros da Jordânia, desempenhando um papel fundamental ao apoiar as exportações brasileiras para o nosso país. Esperamos fortalecer ainda mais essa parceria, tanto com aumentos nas iniciativas conjuntas com a FAMBRAS Halal, quanto com o aprofundamento das relações com o Brasil.”
Além dos embaixadores, o GHB reuniu lideranças corporativas e institucionais do mundo Halal, como Alisson Navarro, vice-presidente de Bovinos do Grupo MBRF; Dr. Yousif Alharbi, vice-CEO do Saudi Halal Center; Khaled Hanafi, secretário-geral da União das Câmaras Árabes; Sheikh Youssef Khalawi, secretário-geral da Islamic Chamber of Commerce and Development; e İhsan Övüt, secretário-geral do Instituto de Normas e Metrologia para Países Islâmicos (SMIIC), além de representantes governamentais brasileiros. Entre as autoridades brasileiras presentes no GHB 2025, destacaram-se o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participaram com mensagens em vídeo.
O GHB contou com sete painéis temáticos:
PAINEL 1 – Inovação e Tecnologia: Alimentos e Agricultura Halal Sustentáveis – Moderado por Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal, com palestras de Flávio Redi (EcoHalal), Celso Moretti (CGIAR), Fernando Henrique Albuquerque (Embrapa Caprinos e Ovinos) e Fernando Sampaio (ABIEC).
PAINEL 2 – Sustentabilidade e Ética: Construindo uma Reputação de Confiança – Moderado por Guilherme Soria Bastos Filho (FGV e Embrapa), com Sheila Guebara (Seara), Paulo Pianez (Grupo MBRF), İhsan Övüt (SMIIC) e Mohammad Aldhafiri (Saudi Halal Center).
PAINEL 3 – A Liderança Feminina na Economia Halal Global – Moderado por Sílvia Antibas e Claudia Yázigi (Câmara Árabe-Brasileira), com Dra. Sarah Hassan Kamal El Gazzar, Alessandra Frisso, Dra. Soha Chabrawi (FAMBRAS Halal) e Dra. Sulivan Alves (ABPA).
PAINEL 4 – Turismo Halal Green: Desenvolvimento de Destinos e Experiências Sustentáveis – Mediado por Mohamed Sheha (ICHS), com Reem El Shafaki (DinarStandard), Roberto de Lucena (Secretário de Turismo de SP), Alisson Andrade (Embratur) e Abed Al Razzaq Issam Arabiyat (Conselho de Turismo da Jordânia).
PAINEL 5 – Finanças Islâmicas: Investimentos em Projetos Halal Green – Moderado por Ângela Martins (First Abu Dhabi Bank), com Sheikh Youssef Khalawi, Mohammed Bechari (Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas), Rafi-Uddin Shikoh (DinarStandard) e Luciana Oliveira (Neem Capital).
PAINEL 6 – Parcerias Estratégicas: Brasil e Países Islâmicos – Casos de Sucesso e Oportunidades – Mediado por Khaled Hanafi, com Fábio Siccherino (DP World), Ahmad Mohammad Al Akaleek (Aduana da Jordânia) e Marcelo Franca Nogueira (Acelen).
PAINEL 7 – Halal como Selo Universal de Garantia e Confiança – Moderado por Mohamad Orra Mourad, vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Todos os painelistas foram homenageados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela FAMBRAS Halal Certificadora com o troféu do Global Halal Brazil Business Forum 2025, entregue por representantes das duas instituições.
O evento também prestou homenagem ao Grupo Bandeirantes de Comunicação e ao seu presidente, Johnny Saad, pelo jornalismo dinâmico e comprometido com a verdade, tornando a emissora referência, especialmente em coberturas internacionais, como a do recente conflito no Líbano. O grupo tem mantido laços de respeito e amizade com a comunidade árabe-brasileira, apoiando causas humanitárias, fortalecendo pontes culturais e valorizando o papel do agronegócio brasileiro na conexão com o mundo islâmico.
Durante o fórum, ocorreram ainda os lançamentos de três obras: “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada”, de Rubens Hannun; a segunda edição do livro “Banca Islâmica”, de Ângela Martins; e o “Livro Brasileiro de Cortes”, conta a história da certificação Halal no Brasil, trazendo insights estratégicos sobre a comercialização internacional e a relevância das exportações brasileiras e dados sobre o mercado Halal Brasileiro. Da ABIEC, apresentado por Luc Vian, Gerente de Inteligência da ABIEC.
O Global Halal Brazil Business Forum 2025 consolidou-se como o principal ponto de encontro entre líderes governamentais, empresariais e religiosos do universo Halal. A terceira edição reafirmou o protagonismo do Brasil no cenário global, promovendo o diálogo, a sustentabilidade e o fortalecimento das relações internacionais com os países árabes e islâmicos.
A FAMBRAS Halal, ao lado da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, segue comprometida em ampliar o conhecimento, a confiança e as oportunidades que o conceito Halal oferece ao mundo.















































