Painel 4 – “Turismo Halal Green: Desenvolvimento de Destinos s Experiências Sustentáveis” | GLOBAL HALAL BRAZIL BUSINESS FORUM 2025

Com informações da Agência de Notícias Brasil-Árabe

Primeiro painel do segundo dia do Global Halal Brazil Business Forum 2025 trouxe dados e expectativas sobre o setor turístico para muçulmanos no Brasil e no mundo. O painel 4 foi mediado por Mohamed Sheha (ICHS), com Reem El Shafaki (DinarStandard), Roberto de Lucena (Secretário de Turismo de SP), Alisson Andrade (Embratur) e Abed Al Razzaq Issam Arabiyat (Conselho de Turismo da Jordânia).

Com um mercado global de turismo amigável ao muçulmano de US$ 217 bilhões em 2023, e crescimento estimado de 77% (para US$ 384 bilhões) em 2028, o mundo e o Brasil buscam se estruturar para receber cada vez mais esse visitante. Esse avanço reflete o aumento de uma nova geração de viajantes muçulmanos que busca experiências autênticas, éticas e sustentáveis, alinhadas aos valores do Halal.

No Brasil, especialmente em São Paulo — principal destino turístico do país —, investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e certificação de serviços têm sido estratégicos para atender às demandas desse público, com iniciativas voltadas à adaptação de hotéis, restaurantes e atrações culturais.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destacou que o estado que mais recebe turistas no Brasil (foram 49 milhões de pessoas em 2024) está investindo em infraestrutura e capacitação para o turismo Halal, e apresentou um guia feito para esse público. “Temos um grande programa de investimentos, um portfólio com 60 oportunidades em diversas partes do estado, que também busca atender ao turismo Halal”, disse. “Mas penso que o grande desafio, hoje, seja a certificação e a capacitação do nosso trade turístico, que vem sendo superado com o apoio do Grupo FAMBRAS.”

Além do impacto econômico, o turismo Halal tem se consolidado como um vetor de sustentabilidade e inclusão, unindo práticas responsáveis de hospitalidade com o respeito às tradições religiosas e culturais. O Brasil segue nessa direção, ampliando sua presença internacional e fortalecendo a imagem de um país preparado para receber viajantes muçulmanos com diversidade, qualidade e compromisso com os princípios éticos do Halal.

Você pode gostar...