FAMBRAS e Secretaria da Justiça e Cidadania promovem ação em prol da população de rua
Aconteceu ontem, 12dezembro, no Pateo do Colégio – localizado no centro histórico da capital paulista – a ação social “Juntos por Todos”, organizada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, e a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC).
O evento integrou as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro. Teve por objetivo resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua por meio de serviços variados que as ajudem na construção de novos projetos e trajetórias de vida, possibilitando a construção do processo de saída das ruas.
Durante a ação, muitos serviços foram ofertados: solicitação de documentos (segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento, Óbito, CPF); consulta e regularização de benefícios do Cadastro Único (CadÚnico); cadastro de emprego; atendimento jurídico e orientação para egressos do sistema penitenciário e para pessoas e famílias que buscam serviços da rede socioassistencial, entre outros.
Pensando na saúde e bem-estar das pessoas em situação de rua, também foram ofertados exames de glicemia e hipertensão, de HIV, sífilis, hepatite B e C, vacina contra Covid-19 e orientação sobre saúde bucal, com distribuição de kits de higiene e de absorventes. Também houve cabines de banho e Varal Solidário, para doar trocas de roupa. Outras atrações foram apresentações musicais, corte de cabelo e maquiagem para resgate da autoestima.
“A FAMBRAS se juntou à Secretaria da Justiça e Cidadania, em mais uma iniciativa dessa natureza, com a expectativa de renovar a esperança dessas pessoas”, diz Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação. “A ideia é que elas consigam ter um 2023 melhor, com saúde, cidadania e possibilidade de emprego”.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, esteve presente no evento. “Hoje foram realizados atendimentos para aqueles que precisam do olhar do Estado e do município … Estamos fazendo política pública em defesa dessa população por meio de programas de empregabilidade, documentação, exames médicos, banho, corte de cabelo, dentre outros atendimentos”, enfatizou. Outras presenças foram da coordenadora do CIC, Tatiana Rached, e de Delduque Martins, diretor de Projetos e Relações Institucionais da FAMBRAS.
A ação contou com a parceria da Igreja São José de Anchieta; das Secretaria da Administração Penitenciária, Desenvolvimento Social, Pessoa com Deficiência e Saúde; Prefeitura de São Paulo; Recomeçar-Gerando Falcões, Rede Social do Centro; Banho de Amor; Sabesp; Cratod (Centro de Referência Álcool, tabacos e outras Drogas) e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.