Congresso Técnico-Científico Halal da América Latina acontece em paralelo com o GHB e é o primeiro do gênero na América Latina

Começou ontem (23), em paralelo com o Global Halal Brazil, o Congresso Técnico-Científico Halal (CTec Halal), primeiro evento do gênero realizado na América Latina. À frente do congresso está a International Halal Academy, instituto privado de formação, treinamento, qualificação e capacitação continuada com especialização no segmento Halal.

O objetivo do CTec Halal é compartilhar conhecimento e experiências sobre o mercado Halal com estudantes, acadêmicos, profissionais e interessados em saber mais sobre o tema. O evento conta com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, da FAMBRAS Halal e das empresas Laila Travel, Pão & Arte, Sadi Center e World Logistics Passports.

A abertura do evento contou com a presença de Delduque Martins, secretário-geral da International Halal Academy, Mohamad Mourad, vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e Ali Zoghbi, presidente da International Halal Academy, que lembraram a importância e o ineditismo da iniciativa.  

Delduque Martins mostrou sua satisfação com o número e a qualidade dos trabalhos recebidos. “Todos os temas foram muito importantes do ponto de vista técnico e científico, o que muito nos alegrou”. Ali Zoghbi completou: “O Brasil vai ser uma referência em contribuição Halal para o mundo”.

Após a abertura, foi a vez da palestra da Professora Doutora Luciana Florência de Almeida, que falou sobre o tema “A importância de estudos e pesquisas para compreensão de mercados e consumidores”. Ela é líder do Grupo de Pesquisa Agrifood & Franchising, pesquisadora parceira do PENSA-USP (Centro de Estudos dos Agronegócios), sócia da Stracta Consultoria Estratégia e professora dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da ESPM.

Trabalhos – Antes de começarem as apresentações dos trabalhos, Delduque Martins explicou o processo de seleção dos trabalhos selecionados para o Congresso e apresentou os membros do Comitê de Avaliação. Além de Martins, o grupo é composto por Ali Zoghbi; Sheikh Ali Momade Ali Atumane, líder religioso do Islam, licenciado em Letras e Literatura, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Sociologia Política; o Embaixador Fausto Martha Godoy, que atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM; Michel Abdo Alaby,  Consultor de Comércio Exterior da Associação Comercial de São Paulo; Mohamed Orra Mourad, Vice-Presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e Salem Nasser, Doutor em Direito Internacional, que não pode participar presencialmente.

Os 10 trabalhos selecionados trataram de temas variados como a confiança do consumidor muçulmano, o uso de inteligência artificial para garantir a conformidade com os preceitos Halal na indústria alimentícia, cases de inovação e estudos sobre carnes cultivadas, entre muitos outros.

No segundo dia do Congresso, acontecerá o “Curso de Capacitação em Turismo Halal”, durante o qual os participantes aprenderão sobre práticas, ética e como atender o viajante muçulmano. Este curso acontece em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.  Também será realizada a premiação dos trabalhos científicos apresentados.

Você pode gostar...