Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro participa do encerramento do Global Halal Brazil
O encerramento da segunda edição do Global Halal Brazil Fórum, evento realizado nos dias 23 e 24 de outubro no WTC Events, em São Paulo, reuniu, além de Mohamed Zoghbi e Osmar Chohfi – presidentes da FAMBRAS Halal e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – respectivamente, o Ministro da Agricultura e Pecuária Cárlos Fávaro e autoridades religiosas do Islam.
Chohfi iniciou os pronunciamentos fazendo um resumo do evento, destacando a importância da parceria do setor privado com os órgãos governamentais para dar mais força ao Halal e lembrou das oportunidades de crescimento para além dos alimentos.
Em seguida, Mohamed Zoghbi expressou sua gratidão a todos os que participaram do evento e compartilhou seu orgulho, durante as viagens internacionais, ao constatar o prestígio do Brasil no mercado Halal. “É muito bom mostrar que o governo e as empresas brasileiras se dedicam cada vez mais para chegar na excelência dos produtos Halal”.
As autoridades religiosas participaram por vídeo. O Ministro de Awqaf de Assuntos Islâmicos e Lugares Sagrados do Reino Hachemita da Jordânia, o mufti Mohammad Al Khalayleh, lembrou que o Halal impacta o ser humano em sua plenitude – tanto na vida terrena como na que terá ao lado de Deus. O mufti Kamil Samigullin, presidente do Conselho de Estudos Religiosos da República do Tartaristão, lembrou que seu país conta com uma política para estabelecer um modo de vida Halal e, para isso, financia vários setores da economia.
Já o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, além de parabenizar os organizadores do evento, reforçou a importância de ampliar o comércio entre o Brasil e os países islâmicos. “Eles representam 17% das exportações do agronegócio brasileiro – um volume que cresceu mais de 15 vezes nas últimas duas décadas. O Brasil é o maior produtor e exportador de proteína Halal do mundo graças à competência de nossos produtores e a dedicação do nosso sistema integrador”, disse.
Para ele, é muito importante a busca por ampliar o comércio bilateral, seja na abertura de mercado seja fazendo acordos comerciais, ampliando também esse portfólio de oportunidades recíprocas. “Afinal, uma boa relação comercial se faz em mão dupla, como diz o nosso Presidente Lula.”
Fávaro ressaltou que essa ampliação pode se dar, também, com a possibilidade de ampliar os investimentos. “O setor produtivo nacional está preparado para dar continuidade à vocação do nosso país de ser um grande fornecedor global de alimentos seguros e de qualidade. E essa a vocação brasileira se aplica também ao fornecimento de produtos aos países islâmicos, tradicionais parceiros do Brasil.”