Painel debate importância da rastreabilidade no mercado Halal
O segundo e último dia do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), evento promovido pela FAMBRAS Halal, primeira certificadora Halal do Brasil, e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, realizado nesta terça-feira (24), iniciou-se com uma sessão especial que abordou as “soluções para a rastreabilidade da cadeia de valor Halal”.
A primeira apresentação foi de Alessandra Frisso, Diretora da H2R Insights & Trends, que mostrou os resultados da pesquisa “A tecnologia e a rastreabilidade no consumo global Halal”. Segundo ela, por meio da pesquisa, o objetivo é entender como oferecer mais confiança para o consumidor dos produtos Halal.
A pesquisa reuniu 1023 consumidores muçulmanos de diversos países para compreender seus hábitos de consumo relacionados ao mercado Halal. De acordo com os dados apresentados por Alessandra, 92% dos consumidores entrevistados se preocupam com aspectos de responsabilidade social e sustentabilidade nas suas escolhas alimentares, mostrando que o consumidor islâmico, atualmente, olha de uma maneira mais consciente para o que ele consome.
95% desses consumidores, inclusive, se preocupam em verificar o selo Halal, mas existe um problema na visão da pesquisadora: esse selo não garante 100% das informações procuradas por eles. “Por esse motivo, cada vez mais, é preciso oferecer informações concretas e transparentes para esse consumidor”, reforçou.
Rastreabilidade – Após a apresentação de Alessandra, foi a vez de o público conhecer um plano piloto de sistema de rastreabilidade para produtos Halal, o Trust Trace. Ele será disponibilizado na plataforma Ellos, para oferecer a rastreabilidade dos produtos Halal desde o momento do abate dos animais até a venda dos produtos.
Marcos Bulgarelli, Diretor de Inovação da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e um dos presentes no painel, explicou que “Trust Trace nasceu com a pretensão de ser de uso diário de todos os agentes envolvidos na importação e exportação de produtos brasileiros para o mundo todo. Agora, além da tecnologia que já oferece despacho aduaneiro e emissão de certificado de origem, o sistema contará também com a rastreabilidade, que estamos lançando hoje.”
Flávio Redi, CEO co-fundador Eco Trace Solutions, apresentou o projeto Ecohalal de rastreabilidade da empresa. Com a ajuda da tecnologia, será possível controlar todos os processos Halal com a ajuda da inteligência artificial e biometria. “Todas as fotos são guardadas para uma futura auditoria e, no final do abate, é possível saber o que aconteceu dentro da indústria frigorífica. E todas as informações geradas são disponibilizadas para o cliente final, destacou Redi.
Flávio Redi, CEO co-fundador Eco Trace Solutions, apresentou o projeto Ecohalal de rastreabilidade da empresa. Com a ajuda da tecnologia, será possível controlar todos os processos Halal com a ajuda da inteligência artificial e biometria. “Todas as fotos são guardadas para uma futura auditoria e, no final do abate, é possível saber o que aconteceu dentro da indústria frigorífica. E todas as informações geradas são disponibilizadas para o cliente final, destacou Redi.
FAMBRAS Halal e a Câmara Árabe – representadas por Osmar Chohfi e Ali Zoghbi respectivamente – assinaram um acordo para colaborar com o plano piloto do Ecohalal.
Outro acordo firmado envolveu a Câmara Árabe, a FAMBRAS Halal e Associação Brasileira de Proteína Animal. Seus representantes assinaram um acordo de cooperação que envolve o uso das soluções digitais de comércio exterior da Câmara Árabe disponíveis na plataforma Ellos.