Turismo Halal é tema de Workshop sobre trades do setor turístico
A FAMBRAS Halal participou na manhã desta sexta-feira (23), do Workshop Redescobrindo São Paulo, organizado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo – SETUR. A apresentação das regiões turísticas do Estado foi destinada à qualificação do trade, e também aos setores público e privado.
Apresentando destinos e roteiros do turismo estadual, o evento proporcionou ao público uma explanação de 16 tendências do setor, entre essas o Turismo Religioso. Além disso, todos os participantes puderam expor seu produto a empresários e investidores do ramo, visando atrair novos investimento para o setor.
Roberto de Lucena, secretário estadual da pasta, pontuou sobre o plano de desenvolvimento elaborado pelo Governo do Estado para fomentar o turismo da unidade federativa. “Precisamos trabalhar juntos para fortalecer cada vez mais as identidades culturais e naturais de São Paulo. A nossa ação pode ser ainda melhor através da união de esforços, que tem vocês, o setor terciário, a comunidade em geral, e por aí vai”, destacou em sua fala inicial.
A FAMBRAS Halal levou ao conhecimento dos presentes na ocasião a prática religiosa que está sendo implementada no setor – o nominado Turismo Halal – que foca em bem acolher a comunidade muçulmana internacional. Os representantes da certificadora, Barbara Domingos, do setor de garantia da qualidade, e Daniel Afif Taha, do setor de relações institucionais, explicaram o potencial da novidade para os interessados.
“O Turismo Halal pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de todo o setor paulista. Como presenciamos no evento de hoje, a cidade possui uma rica diversidade e tem capacidade de atrair visitantes de diversas partes do mundo. Ao considerar esse turismo, pode-se expandir ainda mais os horizontes e atrair uma nova base muçulmanos que procuram destinos que atendam às suas necessidades específicas”, comentou o coordenador de relações institucionais da empresa.
Circuito das Frutas, Cultura e Negócio, Entre Serras e Águas, Caminhos do Tietê, Rios do Vale, Circuito das Águas Paulista, Cavernas da Mata Atlântica, Viva o Vale, Tietê Vivo, Capital, Fé, Agra Paulista, Circuito Litoral Norte, Cânions Paulista e Turismo Judaico também foram as trades apresentadas no evento.
Mais sobre o Turismo Halal
O Turismo Halal está sendo implantando no Estado através da capacitação de profissionais do setor, além da adaptação de restaurantes, meios de hospedagem e demais serviços para receber adequadamente os viajantes muçulmanos. A novidade torna São Paulo o primeiro destino do Brasil a incluir o Conceito Halal na oferta de serviços da área.
Enquadrando-se na categoria C – Muslim Friendly, com atividades de escala básica, a prática se caracteriza por disponibilizar ao visitante hotéis com acomodações aptas para a realização de orações e restaurantes que possuem a certificação Halal no cardápio, entre outras coisas.