São Paulo avança na construção de políticas públicas Muslim Friendly e fortalece parceria com a FAMBRAS Halal

O Estado de São Paulo segue ampliando sua liderança no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao acolhimento de turistas muçulmanos e à promoção do turismo Muslim Friendly. Esse movimento, que já posiciona São Paulo como referência no Brasil e na América Latina, tem sido consolidado por meio de iniciativas estratégicas conduzidas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, em parceria com a FAMBRAS Halal.

A cooperação institucional resultou no primeiro hotel Muslim Friendly certificado da América Latina, um marco histórico para o setor turístico regional e nacional. Além disso, a parceria também deu origem ao primeiro folder oficial de Turismo Halal, desenvolvido conjuntamente pela FAMBRAS Halal e pelo Governo de São Paulo, com orientações, informações e recomendações específicas para receber turistas muçulmanos com qualidade, sensibilidade cultural e conformidade religiosa.

Segundo o Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto Lucena, o impacto dessa agenda ultrapassa o trade turístico e se expande como política pública transversal.
Em entrevista ao Halal News, ele destacou:

“O governo do estado tem investido em parceria com a FAMBRAS na capacitação do nosso trade turístico, mas temos também envolvido a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa no sentido de que nós possamos levar essas iniciativas também para a nossa rede estadual de ensino e para o nosso sistema estadual de cultura. Dessa forma, conseguimos acelerar a implementação dessa política pública que faz de São Paulo o primeiro estado e um estado disposto a avançar cada vez mais na condição de ser um Muslim Friendly.”

A fala reforça o compromisso do governo paulista com uma visão contemporânea de turismo, que reconhece a relevância econômica, cultural e social do público muçulmano. Com mais de 1,9 bilhão de pessoas no mundo consumindo produtos e serviços Halal, trata-se de um mercado em expansão contínua e São Paulo se destaca ao incorporar a pauta de forma institucional, estratégica e permanente.

A Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo – Mônica Samia, também esteve presente no GHB 2025 e reforçou o compromisso do Governo paulista em aprimorar políticas públicas voltadas ao acolhimento do turista muçulmano. Ela relembrou uma das iniciativas já implementadas pela FAMBRAS em parceria com a Secretaria: o guia para orientar visitantes islâmicos durante sua estadia, reunindo informações úteis sobre a capital, o interior e o litoral.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, já produziu esse guia onde conseguimos concentrar todas as informações importantes e pertinentes para que os turistas islâmicos que estejam no Brasil tenham suporte, informação e serviços à disposição de uma forma muito customizada. Nesse guia, trazemos informações da capital, do interior e do litoral, indicando áreas de compras, as melhores comidas, preparadas com o devido cuidado e experiências que proporcionam uma boa vivência daquilo que o Brasil tem de melhor.” Disse a Secretaria Executiva.

A FAMBRAS Halal, por sua vez, segue atuando como parceira técnica, responsável por oferecer capacitação, certificações e orientações que garantam conformidade com os preceitos do Islam, assegurando autenticidade e credibilidade às iniciativas públicas.

Com a integração entre governo, setor privado e comunidade muçulmana, São Paulo consolida-se como o primeiro Estado brasileiro com políticas Muslim Friendly estruturadas, avançando no diálogo internacional, na atração de turistas e na construção de um ambiente mais diverso, acolhedor e conectado às demandas globais do público Halal.

Você pode gostar...