Primeiro dia do CTec foi marcado por celebração de parcerias e apresentação dos trabalhos científicos

Texto por: Jaê Comunicação

A segunda edição do Congresso Técnico-Científico Halal, realizado no WTC Events Center, em São Paulo, contou com a presença de nomes importantes da comunidade muçulmana e do universo Halal no dia de sua abertura (27).

Idealizado pela International Halal Academy (IHA), primeira instituição privada da América Latina voltada à capacitação, qualificação e treinamento para o mercado Halal, o CTecHalal 2025 contou com a presença de autoridades em sua cerimônia de abertura como Ali Zoghbi (presidente da International Halal Academy), Delduque Martins (secretário-geral da International Halal Academy), Mohamed Al Dafiri (CEO da Global Halal Academy), Sara El Gazzar (reitora da Faculdade de Transporte Internacional e Logística da Academia Árabe para Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo), André Ferrari (pró-reitor de Graduação da Universidade Estácio) e do Embaixador Fausto Godoy (decano do Comitê Científico do CTecHalal).

Na ocasião, a IHA assinou três memorandos de entendimento. Um deles com a Faculdade de Transporte Internacional e Logística da Alexandria, no Egito. Outro com a Global Halal Academy, da Arábia Saudita, e o último com a Universidade Estácio, representada pelo pró-reitor de Graduação André Ferrari, que também foi responsável pela apresentação de uma palestra magna sobre o papel das instituições de ensino no incentivo ao desenvolvimento da produção acadêmica e estímulo à pesquisa.

Houve ainda a apresentação do Comitê de Notáveis da IHA, formado por Khaled Hanafy (secretário-geral da União Geral das Câmaras Árabes e ex-ministro do Comércio do Egito), Youssef Khalawi (Secretário-geral da Câmara Islâmica de Comércio e Desenvolvimento), Mohammed Bechari (secretário-geral do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas), Mohammad Aldhafiry (vice presidente executivo de assuntos regulatórios e pesquisa do Saudi Halal Center) e Mohammed Alamro (gerente de projetos e representante comercial da Global Halal Academy). Este comitê reúne personalidades reconhecidas em suas áreas de atuaçã, que exercerão um papel inspirador, fortalecendo a credibilidade e o prestígio da International Halal Academy, além de contribuir para a construção de uma visão de futuro baseada no conhecimento, na responsabilidade e na inovação.

Assim como na primeira edição, o destaque do dia foi a apresentação oral de trabalhos científicos com a temática Halal. Este ano, a Comissão de Avaliação Científica recebeu previamente 44 deles; 12 foram selecionados para defesa oral. Outros 15 receberam menção honrosa.

A Comissão de Avaliação Científica de 2025 é formada por Ali Zoghbi (presidente da International Halal Academy e da FAMBRAS, vice presidente da FAMBRAS Halal Certificadora e docente da International Halal Academy), Alessandra Frisso (diretora da H2R Insights & Trends, que realiza estudos e pesquisas para o mercado árabe e muçulmano, diretora da Câmara de Comercio Árabe Brasileira, representante da Esomar Brasil – Associação Mundial de Pesquisa, Insights e Dados e docente da International Halal Academy), Delduque Martins (diretor executivo e secretário-geral da International Halal Academy, presidente da Comissão Científica Organizadora do CTecHalal 2025), Fausto Godoy (decano do Comitê de Avaliação Científica do CTecHalal 2025 e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da Escola Superior de Propaganda e Marketing), Salem Nasser (professor de Direito Internacional na FGV, no curso de Direito, pesquisador e especialista em Oriente Médio), Soha Chabrawi (gerente técnica e religiosa da qualidade da FAMBRAS Halal Certificadora e docente da International Halal Academy) e Tamer Mansour (diretor de internacionalização da International Halal Academy).

Você pode gostar...