Dedicação e trajetória no Halal: a história de Thawart Ahmed Moneir Zeyada
De origem simples e trajetória marcada por coragem, Thawart Ahmed Moneir Zeyada deixou o Egito em busca de novas oportunidades no Brasil. Ao chegar em 2001, encontrou no Halal não apenas um trabalho, mas um caminho de vida. Desde fevereiro de 2002, ele se dedica ao Grupo FAMBRAS, onde cresceu profissionalmente e ajudou a consolidar a CIBAL Halal como uma das referências no setor. Hoje, aos 49 anos, carrega quase 24 anos de história dentro da empresa, construída com fé, disciplina e respeito ao Islam.
Sua trajetória no universo Halal começou a partir da indicação de conhecidos que o apresentaram ao senhor Mohammed Zoghbi, filho de Hussein El Zoghbi, um dos grandes pilares da história do Halal brasileiro. Assim, ingressou no Grupo FAMBRAS como sangrador de frango, função que desempenhou até 2007, quando foi promovido a Supervisor Halal na planta frigorífica de Rio Verde (GO).
Ao longo dos anos, trabalhou em diversas cidades brasileiras — Videira, Amparo, Sete Lagoas, Montenegro e Balsa Funda — sempre levando consigo o compromisso com a excelência do abate Halal.
Para Thawart, o maior desafio como supervisor islâmico foi aprender a lidar com a convivência de pessoas de diferentes culturas e classes sociais. Esse exercício diário o ajudou a crescer pessoal e profissionalmente. “A experiência de trabalho adquirida durante esses mais de 20 anos e a confiança da empresa para a promoção a um cargo de gestão foram conquistas muito marcantes”, relembra.
Ele ressalta que, para manter a integridade do processo Halal, é essencial o comportamento humano: “Todo o processo operacional é feito por pessoas, e o comportamento delas deve estar sempre evoluindo”.
Quando Thawart ingressou na CIBAL, em 2001, a equipe contava com cerca de 30 a 40 funcionários. Hoje, já são mais de 1.500 colaboradores. Esse crescimento expressivo reflete a consolidação da empresa no mercado e a força do Halal brasileiro.
Para ele, mesmo com os avanços tecnológicos, o essencial permanece o mesmo: “O Halal não muda. A tecnologia pode nos ajudar, mas as regras existem para que o processo seja bem executado. É a essência que garante a integridade do nosso trabalho”.
Ao falar sobre tantos anos dedicados a uma mesma empresa, Thawart resume sua motivação em duas palavras: relações humanas. “Ter uma boa relação com todos e gostar do que faz. A gente entra em uma rotina que nos faz bem.”
E deixa um recado que sintetiza sua história:
“Hoje, com quase 24 anos de Grupo FAMBRAS, é uma vida nessa empresa que fez toda a diferença para mim. Eu e a CIBAL Halal somos uma boa parceria. Muito obrigado!”.
Como parte do projeto RH em Ação, o setor de Recursos Humanos do Grupo FAMBRAS tem valorizado a trajetória de colaboradores que dedicaram anos de suas vidas ao fortalecimento do Halal no Brasil. Entre eles está Thawart Ahmed Moneir Zeyada, que há quase 24 anos integra a história da CIBAL Halal. Sua caminhada traduz não apenas profissionalismo, mas também a fé e o comprometimento que sustentam o crescimento do setor no país.







