GHB: BRF, Seara e Minerva Foods falam sobre suas experiências no mercado Halal
Empresas destacam tanto o tamanho quanto a importância do mercado e das práticas Halal em suas produções
O primeiro dia do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), evento realizado pela FAMBRAS Halal, a primeira certificadora Halal do Brasil, e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira que começou nesta segunda (23), foi marcado pelo compartilhamento de experiências no mercado Halal.
Com relatos de Leonardo Dall´Orto, vice-presidente de Mercado Internacional e Planejamento da Marfrig BRF, João Campos, CEO da Seara Alimentos, e Murilo Corral dos Santos, Diretor de Exportação da Minerva Foods, o público presente pode entender mais sobre como o mercado Halal impacta o dia a dia dessas empresas.
Primeiro a falar, Leonardo Dall´Orto destacou o propósito da Marfrig BRF, responsável por marcas como Sadia, Perdigão e Batavo, que é um dos maiores players brasileiros do mercado Halal: só em 2020, a BRF exportou quase 700 mil toneladas de aves para o mercado Halal; já a Marfrig exportou mais de 250 mil toneladas de carnes bovinas no mesmo período. Juntas, as empresas estão chegando à soma de 1 bilhão de quilos de alimentos exportados para o mercado Halal.
“A história de sucesso da BRF no mercado global Halal é longa e motivo de orgulho para todos nós”, disse. “Atualmente, 18 das nossas 38 unidades da BRF espalhadas pelo Brasil têm produção voltada a esse mercado. Seguimos os procedimentos necessários e com altíssimo padrão de qualidade para entregar qualidade e segurança dos alimentos para a população islâmica ao redor do mundo.”
Dall’Orto lembrou, ainda, que a Marfrig BRF é a empresa líder e maior fabricante de produtos Halal animal no planeta. “Temos o desejo de expandir nossa atuação, avançando cada vez mais nesses mercados-chave que se materializam com demanda do produtor de alta qualidade, inovação e conveniência ao consumidor final. Nosso propósito conjunto é estar presente diariamente na vida de milhões de pessoas, dos momentos mais simples aos mais especiais”, finalizou.
João Campos aproveitou sua fala para destacar as semelhanças entre as crenças Halal e as práticas da Seara baseadas no ESG. “O Halal tem muito a ver com a nossa empresa: a crença na busca de qualidade, garantia de procedência e segurança do alimento são práticas alinhadas aos nossos pilares”, disse, ressaltando que os produtos Halal da Seara são inclusive exportados para países da Europa e para o Japão.
De acordo com ele, trata-se de “um compromisso de qualidade, governança e segurança. Essas exigências para nós estão muito alinhadas com o ESG: faz parte do nosso dia a dia e de como nós fazemos as coisas”.
De acordo com ele, trata-se de “um compromisso de qualidade, governança e segurança. Essas exigências para nós estão muito alinhadas com o ESG: faz parte do nosso dia a dia e de como nós fazemos as coisas”.

Campos enfatizou que os valores do ESG norteiam a gestão da companhia, de sua estratégia e do cuidado com os colaboradores, 90 mil no total. “Obviamente, também se reflete na utilização dos recursos naturais e no impacto que a gente provoca e reduz a cada dia.”
Por fim, Murilo Corral dos Santos, Diretor de Exportação da Minerva Foods, fez questão de destacar a estratégia de sua empresa, que fez com que, em um ano, registrasse um crescimento de 12% na produção de produtos Halal.

Santos explicou que a estratégia é estar próximo desse cliente e ter pessoas que entendam a cultura dele. “Assim, poderemos entender como nós podemos oferecer soluções de forma mais sustentável. Estamos cientes de que é muito importante olhar para o mercado muçulmano ao redor do mundo”, finalizou.
