Dia Mundial da Limpeza: ação do Grupo FAMBRAS teve como foco a preservação do Planeta Terra
Aproximadamente, 120 de alunos do Colégio 24 de Março, participaram do Dia Mundial da Limpeza (16). A ação foi organizada pelo Grupo FAMBRAS e forneceu mini palestras sobre a data, além de diversas oficinas para os estudantes da instituição. Colaboradores da FAMBRAS, da FAMBRAS Halal, pais e professores do Colégio 24 de Março também se envolveram com a ação.
Os alunos, de diversas turmas do colégio, ouviram a palestra que salientou os bons hábitos e os cuidados que seres humanos devem ter com o Planeta Terra. O assunto foi transmitido pelo diretor de projetos e relações institucionais do Grupo FAMBRAS, Delduque Martins. Na sequência, a coordenadora pedagógica do Colégio 24 de Março, Elaine Cristina Santos, deu uma breve explicação sobre neurotransmissores, também conhecidos como mensageiros químicos do cérebro.
Após as explanações, os estudantes foram divididos em quatro grupos de mais ou menos 30 participantes para a realização das oficinas. Cada grupo trabalhou um neurotransmissor; dopamina, associada à motivação e ao foco; ocitocina, ligada ao bem-estar; serotonina, responsável pelo humor e pela felicidade; e endorfina, que trabalha o esforço e a superação. Elaine Cristina, falou um pouco mais sobre os compostos químicos.
“A dopamina trabalha o nosso sistema de recompensa. Por isso, a produção da mandala e a realização do desenho em carvão. Na ocitocina, os estudantes demonstraram a alegria e o amor em cuidar da terra, através da horta. Outros descobriram que o Sol é a maior fonte de serotonina, pois realizaram a pintura de faixas no estacionamento. E alguns optaram pela endorfina, ao praticarem exercícios físicos na quadra”, pontuou a coordenadora, que também apresentou as oficinas.
Para Delduque Martins, o momento mostra que as crianças e os adolescentes estão bem engajadas nas pautas ambientais e sociais, presentes na Agenda ESG (Environment, Social e Governance), política adotada pelo Grupo FAMBRAS. Segundo ele, o público infanto-juvenil já sabe da importância das boas ações para a existência de vida na Terra, inclusive a humana, e a sobrevivência do planeta.
“Essa data é vivenciada em vários países e as ações são feitas por todos, inclusive crianças e adolescentes. É esperançoso ver e saber que esses estudantes se movimentam em prol da Agenda ESG, no sentido de proteger a Terra, com todos os seus recursos. Em casa, na escola, nos espaços públicos, seja onde for, quando há empenho, existe diferença! E para melhor”, salientou Delduque Martins.
Feliz por participar das oficinas, o estudante Murilo Otávio Barboza e Silva, da sétima série, fez um convite para todas as pessoas. “Nós devemos nos dedicar mais em fazer ações como essa. Hoje, o Dia Mundial da Limpeza foi muito especial para mim, pois eu e os meus amigos, conseguimos ajudar, nem que seja no pouco, a melhorar a saúde do planeta. A Terra é a nossa casa! Todo devem cuidar dela”, disse Murilo.
As oficinas foram ministradas por professores e funcionários do Colégio 24 de Março em conjunto com colaboradores da FAMBRAS e da FAMBRAS Halal.