FAMBRAS Halal participa da 23ª edição da Expodireto Cotrijal e debate o espaço da mulher no mercado do trabalho
Outros temas discutidos foram: Mulher muçulmana no mercado de trabalho, Agronegócio e Conceito Halal
Na tarde dessa quarta-feira (8), em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, a FAMBRAS Halal participou de uma das feiras mais importantes e inovadoras do segmento agrícola da América Latina, e a maior feira da agricultura de precisão do Brasil. O evento Expodireto Cotrijal chegou a sua 23ª edição. A feira reúne cooperativas com mais de 17 mil agricultores, empresas, investidores e equipes ligadas à pesquisa acadêmica no setor do agronegócio. A Analista sênior do setor de Garantia de Qualidade da FAMBRAS Halal, Dra.Soha Chabrawi, se apresentou na Arena Agrodigital e discursou no painel Vale do Silício – Tecnologia de Gestão: “Mulheres que protagonizam sucessão do sucesso”. Soha, abordou os seguintes temas: O espaço da mulher muçulmana no mercado de trabalho – Conceitos do mercado Halal – Economia Islâmica Global, além de ter respondido diversas perguntas que quebram paradigmas sobre a mulher muçulmana.
“A mulher ao longo dos anos têm rompido várias barreiras e conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Contudo, ela vem acumulando cada vez mais funções. Por um lado, temos uma vitória no campo profissional, mas por outro, temos uma sobrecarga em relação a mulher, mãe, dona de casa e profissional. Precisamos olhar para a conquista das mulheres de uma forma mais acolhedora e empática”, disse, Soha Chabrawi.
“Do ponto de vista islâmico, não existe proibição para mulheres obterem êxito no campo profissional, temos um excelente exemplo sobre este tema. Khadija (que a paz de Deus esteja sobre ela) foi a primeira esposa do profeta Muhammad (S.A.A.S) e era a maior comerciante da época. De modo que, ela sempre trabalhou e empregou várias mulheres. Já Aisha (que a paz de Deus esteja com ela), sua outra esposa, se tornou a mulher que mais repassou ditos do profeta, consagrando-se como a primeira “mufti mulher” (acadêmica islâmica). O outro exemplo de uma brilhante mulher , foi Fátima Al-Fihrie, responsável pela fundação da primeira universidade no mundo – Universidade de Al-Karaouine, localizada na cidade de Fez, em Marrocos, no ano de 859. Essa foi uma conquista única para todas as mulheres islâmicas. A instituição se tornou um dos principais centros de ensino das ciências naturais. Foi por meio dela, por exemplo, que os números arábicos se tornaram conhecidos e usados na Europa e no mundo”, externou.
A representante da FAMBRAS Halal, Soha Chabrawi, também chamou atenção para os estudos e pesquisas no âmbito Halal, que têm se potencializado cada vez mais no mercado mundial.
“O conceito Halal se trata de um estilo de vida no qual visa proteger a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Além disso, a FAMBRAS Halal é um organismo de certificação Halal atuante em toda a América Latina. Segundo o estudo realizado pelo Instituto Pew Research Center, os consumidores muçulmanos de Halal já representam mais de 1,9 bilhão no mundo todo”, concluiu.
A Economia Islâmica Global
No final da palestra, Soha Chabrawi apresentou mais um estudo, desta vez, realizado pelo State of The Global Islamic Economy. O estudo mostra diversos dados dos setores da economia islâmica registrados a partir de 2021. Já para o ano de 2025 há uma estimativa de crescimento exponencial para todos os setores apresentados.
Finanças Islâmicas (2021 – $3,637t / 2025 – $4,922t)
Alimentos e Bebidas (2021 – $1,267t / 2025 – $1,668t)
Moda (2021 – $295b / 2025 – $375b)
Mídia e Lazer (2021 – $231b / 2025 – $308b)
Turismo (2021 – $102b / 2025 – $189b)
Fármacos (2021 – $102b / 2025 – $189b)
Cosméticos (2021 – $70b / 2025 – $93b)
A Cotrijal é uma das maiores cooperativas agropecuárias do Brasil e realiza desde 2000. A Expodireto Cotrijal, atrai visitantes de mais de 70 países.
Segundo um dos organizadores da Expodireto Cotrijal e Gerente de Marketing, Benisio Rodrigues, até o presente momento foram registradas as entradas de 92 mil pesssoas. A expectativa é que até o final do último dia, o público seja superior ao da última edição e chegue a 300 mil pessoas.
O parque onde acontece a feira conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos 590 expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. Vale lembrar que a entrada é gratuita.
Confira a programação completa do evento, clique aqui.