Em busca de expansão no mercado Internacional, comitiva de Certificadora Halal do Chile visita a FAMBRAS Halal para aprimoramento de seu trabalho de certificação
A FAMBRAS Halal recebeu na última sexta-feira (3), em São Paulo, a comitiva liderada pelo Imam da mesquita, “As-Salam”, e Chefe de Departamento da Certificadora Centro Islâmico do Chile, Sr. Yusuf Hoosen. Estavam presentes na reunião, o vice-presidente da FAMBRAS Halal, Ali Hussein El Zoghbi, o Diretor do setor de Relações Internacionais, Nizar El Ghandour e a Analista do setor da Garantia de Qualidade, Soha Chabrawi. No decorrer do encontro, o dirigente sul-americano recebeu orientações para o aprimoramento de seu trabalho de certificação e expansão dos negócios no exterior.
Na ocasião, o vice-presidente Ali Zoghbi, relembrou a história da FAMBRAS Halal, idealizada por seu falecido pai, Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi. O dirigente também realizou apontamentos para a relevância do conceito Halal para os muçulmanos e para certificadoras que desejam ser vistas no cenário mundial.
“O conceito Halal se trata de um estilo de vida no qual visa proteger a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Há quarenta anos, meu querido pai, Hajj Hussein, idealizou uma oportunidade de mercado que, a princípio, geraria empregos aos imigrantes que, assim como ele, buscavam uma vida melhor no Brasil. O ano era 1979 e nascia a FAMBRAS Halal, a primeira instituição certificadora Halal em solo brasileiro. Hoje, é um organismo de certificação Halal atuante em toda a América Latina. Atualmente, a organização é líder de mercado e realiza auditorias, inspeção, supervisão de produtos e implantação do sistema de garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos com o mundo todo”, concluiu, Zoghbi.
Já o Diretor do setor de Relações Internacionais, Nizar El Ghandour, ressaltou a importância das certificadoras latino-americanas trabalharem em conjunto e da necessidade de construir boas relações com as certificadoras locais.
“Nenhuma empresa cresce do dia para a noite, e ninguém, chega ao topo sozinho. O sentimento de compreensão se faz necessário para criar boas relações e para desenvolver o trabalho em conjunto com outras certificadoras. Esse é um dos primeiros passos para trilhar um caminho de sucesso. Devemos ter respeito, cordialidade e contribuir para o crescimento do mercado halal em todo o mundo”, pontuou Nizar Ghandour.
Atualmente, o Chile possui duas certificadoras, a ‘Certificadora Halal Chile’ e o ‘Centro Islâmico do Chile’. No território chileno, habitam cerca de 5 mil muçulmanos, os quais dividem-se entre as cidades de Santiago e Iquique.
O coordenador responsável por liderar a comitiva chilena, Yusuf Hoosen, reportou à equipe da FAMBRAS Halal, a busca e compreensão da relevância de acreditação internacionais e oportunidades para ambas as certificadoras aos olhos do comércio internacional.
Devido a falta de acreditações, a produção de aves e bois abatidos halal é destinada apenas ao mercado interno chileno, por este motivo, a busca por acreditações internacionais é uma das principais metas a ser alcançada pelas certificadoras chilenas.
Apesar da população islâmica ser pouco representativa no Chile, o Sr. Yusuf fez questão de pontuar durante a conferência com a FAMBRAS Halal, a concretização do projeto de construção de seis mesquitas, dez mussalas e uma escola para ensino religioso às crianças. O investimento para a realização destes espaços foram oriundos do trabalho da Certificação Halal no país.
Segundo o chefe do departamento do Centro Islâmico do Chile, as certificadoras atravessam um momento de negociação para obter acreditação das entidades governamentais e islâmicas de Singapura. Visando obter o conhecimento para aprimorar seu trabalho de certificação, Yusuf requisitou sugestões de aperfeiçoamento à FAMBRAS Halal no Brasil.
Ao final da visita, Zoghbi, se colocou à disposição de Yusuf e ofereceu apoio no fortalecimento das relações institucionais, bem como, no aperfeiçoamento do processo de certificação.“A religião islâmica representa a fé, união e caridade. Para nós, é sempre um enorme prazer compartilhar o conhecimento e guiar os passos dos nossos irmãos muçulmanos e fortalecer o conceito halal pelo mundo”, reforçou.