FAMBRAS HALAL participa da Anufood Brazil 2022
O diretor de certificação Halal de produtos industrializados da FAMBRAS HALAL, Dib Ahmad El Tarrass, visitou a feira Anufood Brazil 2022.
A Anufood Brazil é uma feira exclusiva de alimentos e bebidas com foco em geração de novos negócios para empresas de todos os tamanhos. A feira conta com três dias de apresentação de empresas nacionais e internacionais, sendo um canal de lançamento de tendências e informação no setor alimentício.
Com o intuito de aumentar o intercâmbio comercial e dar suporte aos parceiros, Dib se encontrou com diversos clientes e empresários importantes, como Júlio Cezar Carvalho, responsável pelas vendas internacionais da Netto Alimentos; Roberto Luiz Pires Machado e André Dutra, Analistas da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa; Bruno Iodes, da Sociedade Vegetariana Brasileira e o parceiro certificado pela FAMBRAS HALAL, COPLANA – Cooperativa Agroindustrial.
Durante os encontros foram discutidos o conceito Halal e a sua importante contribuição para o mercado alimentício. O mercado financeiro Halal já ultrapassa 1.4 bilhões de dólares no mundo e cresce a cada ano.
Em visita ao estande da Netto Alimentos, Dib se encontrou com Júlio Cezar Carvalho, responsável pelas vendas internacionais. Julio Cezar reportou que a conquista da certificação da FAMBRAS HALAL contribui positivamente para os projetos de expansão internacional em países islâmicos, principalmente no Oriente Médio.
Já no espaço da Embrapa, os analistas da área de Transferência e Tecnologia, Roberto Luiz Pires Machado e André Dutra, puderam trocar conhecimentos sobre o Halal, principalmente sobre o desenvolvimento de produtos OGM Halal, área em que a FAMBRAS HALAL tem grande interesse em aprofundar os estudos.
“Iremos agendar com nossa equipe futuras mesas de conversa com a equipe da Embrapa”, afirmou Dib.
Outro estande visitado foi o da Sociedade Vegetariana Brasileira. O diretor da FAMBRAS HALAL foi recebido pelo Bruno Iodes, e foram debatidas diversas questões sobre foi o conceito Halal e conceito vegano. O conceito Halal, quando se trata de produtos industrializados, pode contribuir para que consumidores veganos tenham a certeza de que estão consumindo produtos isentos de DNA animal.
Na ocasião, Dib explicou ainda que a legislação não obriga os fabricantes a informar no rótulo os coadjuvantes tecnológicos usados no desenvolvimento de alimentos industrializados, como por exemplo o DNA de o uso de enzimas retiradas do pâncreas do porco em suco de Laranja com finalidade de inibir o amargor, também é possível o uso de gelatina de porco e bovina em suco de uva e maçã, com finalidade de clareamento. Durante a conversa, o representante da Sociedade Vegetariana Brasileira ficou surpreso com as possibilidades do processo de certificação Halal e deixou as portas abertas para futuras reuniões com a FAMBRAS HALAL para mais trocas de conhecimento.
A Coplana – Cooperativa Agroindustrial, outro parceiro certificado pela FAMBRAS HALAL, também marcou presença na feira. Fundada em 1963, a Coplana é uma entidade sem fins lucrativos, formada por produtores de cana-de-açúcar, culturas em rotação com cana, como amendoim e soja, além de outras culturas em menor escala.
Sua matriz está localizada em Guariba/SP e possui filiais em Jaboticabal – onde também está instalada a Unidade de Grãos – Taquaritinga, Dumont, Pradópolis, Batatais e Colina. A empresa Conta ainda Postos Avançados nas cidades de Catanduva, Monte Aprazível e Frutal/MG.
A Coplana faz questão de ilustrar seus materiais de divulgação com o selo de garantia Halal da FAMBRAS HALAL, para mostrar a segurança e a qualidade de seus produtos.
“Ficamos felizes em ver o selo de garantia Halal em seu painel de marketing, isso demonstra a confiança e que acreditam no potencial desse gigantesco mercado que já ultrapassa 1.4 bilhões de dólares no mundo”, declarou Dib.
“A Anubrazil cresce ano a ano e com certeza nas próximas edições a participação de grandes empresas será muito maior e poderemos visitar estandes de outros clientes internacionais”, concluiu.