FAMBRAS e CNA iniciam o curso “O Mundo Islâmico 2021 – Oportunidades e Desafios para o agronegócio brasileiro em um cenário Pós-Pandemia”

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizaram na manhã de hoje (17), o primeiro encontro do curso on-line “O Mundo Islâmico 2021 – Oportunidades e Desafios para o agronegócio brasileiro em um cenário Pós-Pandemia”.  O Curso conta com o apoio institucional da Câmara de Comercio Árabe-Brasileira (CCAB) e da Academia Halal do Brasil.

A cerimônia de abertura contou com discursos de autoridades importantes para o agronegócio brasileiro e a relação entre Brasil e países islâmicos: Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Mohamed Zoghbi, presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS); e Embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

A ministra Tereza Cristina parabenizou os organizadores do curso pela iniciativa e ressaltou a importância das relações entre o Brasil e os países islâmicos. “As relações entre o Brasil e o mundo islâmico são muito antigas, mas podemos caminhar mais, progredir mais. Esse curso mostra a importância dessas relações, não só comerciais como culturais, entre os nossos povos”, declarou.

O presidente da FAMBRAS, Mohamed El Zoghbi, falou em seu discurso sobre o papel do Brasil diante do cenário pós-pandemia, que impulsionará o mercado Halal.

Mohamed afirmou ainda que a certificação Halal garante segurança aos consumidores do mundo todo. “Saúde e segurança são as palavras de ordem. O curso é a nossa contribuição para o produtor rural brasileiro se preparar para esse novo contexto”.

Já o presidente da CNA, João Martins, destacou que atualmente o mundo islâmico é o terceiro mercado de destino das exportações brasileiras, o segundo em alimentos e primeiro em proteína. “São cerca de 16 bilhões de dólares anuais, 68% em produtos agropecuários, representando 20% de nossas vendas externas”.

O Embaixador Osmar Chohfi, presidente Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, informou que o mercado islâmico é considerado cada vez mais relevante para os produtos agropecuários brasileiros. “O ano de 2020, mesmo com todas as intempéries, mostrou mais uma vez a importância do Brasil no fornecimento de alimentos e bebidas para as nações árabes. ”

O Curso

O primeiro dia do curso O Mundo Islâmico 2021 apresentou o módulo “Mundo Islâmico – Aspectos Culturais, Comportamentais e Inteligência de Mercado”, dividido em dois blocos temáticos: “Princípios do Islamismo e a sua relação com o comércio internacional de produtos do agronegócio brasileiro”, ministrado pelo vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi, e “Questões Comportamentais, Novos Padrões, Tendências e Insights: Consumidor nos Países Islâmicos no Cenário de Durante e Pós Pandemia”, ministrado pelo presidente da H2R Pesquisas Avançadas, Rubens Hannun.

O curso foi mediado pela diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, e pelo diretor de Projetos e Relações Institucionais da FAMBRAS e Secretário-geral da Academia Halal do Brasil, Delduque Martins.

Ali Zoghbi, iniciou as apresentações explicando o que é o Islam e seus pilares, as tradições islâmicas, a revelação do Alcorão Sagrado e a importância da quebra de paradigmas acerca da religião, além de falar sobre o conceito Halal.

Rubens Hannun abordou as possibilidades de negócios no mercado islâmico e falou sobre a distribuição da população muçulmana no mundo e sua crescente participação no mercado Halal, destacando o perfil do consumidor e comprador muçulmano atualmente. Hannun também apresentou dados de importação e exportação entre Brasil e países islâmicos nos últimos anos.

Os próximos módulos do curso acontecerão nos dias 24 de junho e 1º e 8 de julho, das 9h às 11h. Os encontros serão ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom.

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