Academia Halal do Brasil promove curso de capacitação para colaboradores da Energy
Academia Halal do Brasil promove curso de capacitação para colaboradores da Energy
Em parceria estratégica com a FAMBRAS, a Academia Halal do Brasil – instituto privado de formação, treinamento, qualificação e capacitação continuada com especialização no segmento Halal – promoveu hoje (15), um curso de capacitação on-line para colaboradores da Energy.
Fundada em 1989, a Energy é hoje uma das maiores exportadoras brasileiras de açúcar, servindo clientes em todo o mundo. Com escritórios no Brasil, Holanda e Estados Unidos, a empresa encontra-se em uma posição privilegiada, produzindo e distribuindo uma vasta gama de tipos de açúcar, incluindo Refinado, Cristal, Orgânico e Demerara em diferentes tipos de embalagem por meio da sua própria indústria de empacotamento.
O curso foi mediado pelo secretário-geral da Academia Halal, Delduque Martins, e teve como docentes: Ali Zoghbi, diretor-geral da Academia; Adel Yahya, auditor do Grupo FAMBRAS; e Elaine Carvalho, Coordenadora de Garantia de Qualidade Halal.
Antes de dar início às apresentações, Ali Zoghbi, diretor-geral da Academia, cumprimentou os participantes e lembrou a importância de todos os trabalhadores do setor de alimentos no cenário atual. “As pessoas que trabalham com alimentos são importantíssimas neste momento de pandemia. ”
Durante sua palestra, Zoghbi explicou os princípios do Islam, os pilares que o sustentam e suas premissas, além de falar sobre o surgimento do Halal no Brasil. O Sys Halal, novo sistema de rastreabilidade da FAMBRAS Halal, também foi apresentado aos participantes do curso. O sistema inovador agrega bastante valor aos produtos certificados brasileiros, conferindo ainda mais credibilidade e confiabilidade.
O docente Adel Yahya apresentou o conceito Halal e explicou todas as etapas de abate. Ele falou ainda sobre as diferenças entre os produtos de origem mineral, vegetal e animal, destacando a importância das análises de todo o processo. No caso da produção de açúcar, mesmo não tendo um processo Haram (ilícito) a princípio, deve-se realizar uma análise crítica para garantir a qualidade Halal durante sua composição.
Na sequência, Elaine Carvalho falou sobre o processo de certificação Halal e apresentou as normas que regem as certificadoras Halal. Elaine destacou também as categorias da certificação, que envolvem todas as etapas, desde a fazenda à chegada do produto ao consumidor final.
As normas internacionais do Halal e o perfil do consumidor muçulmano, também foram pontos importantes mencionados pelos docentes ao decorrer do curso.