Comércio internacional de produtos Halal e política comercial são temas do curso “O Mundo Islâmico”
O curso “O Mundo Islâmico: oportunidades e desafios para a agropecuária no Brasil” teve seu terceiro dia de palestras na manhã desta quinta-feira (20). O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Dr. Rubens Hannun, e o Embaixador Orlando Leite Ribeiro foram os responsáveis por ministrar as apresentações dos respectivos temas: “O comércio internacional de alimentos e produtos Halal: oportunidades e desafios para o setor agropecuário” e “A política comercial do agronegócio brasileiro para países islâmicos”.
Os dois módulos destacaram o potencial do mercado Halal e as oportunidades de negócio entre o Brasil e os países de maioria islâmica. Hannun apresentou dados da cadeia produtiva Halal e ressaltou o bom posicionamento do Brasil, que se encontra em terceiro lugar no “Indicador Global Islâmico” como maior produtor de alimentos Halal do mundo.
Hannun apontou também o índice de crescimento da população islâmica e a importância de observar a conduta dos consumidores muçulmanos para obter bons resultados nas relações comerciais. “Além da disponibilidade, são importantes para este consumidor a autenticidade da marca e sua transparência, a qualidade, idoneidade e a disposição de fazer parte da comunidade”.
Já a palestra do embaixador Orlando Ribeiro trouxe informações sobre as exportações agrícolas brasileiras e as aberturas de mercado que ocorreram em 2019. Ele ressaltou, ainda, a dimensão da relação entre o Brasil e os países membros da Organização para Cooperação Islâmica (OCI).
Outro assunto abordado pelos palestrantes foi o cenário pós-pandemia e como o Halal pode contribuir para uma conscientização social das práticas sanitárias.
Ao final das palestras, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre o comércio internacional, produtos Halal e iniciativas para fortalecer este mercado.
O curso “O Mundo Islâmico: oportunidades e desafios para a agropecuária no Brasil” é realizado em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Academia Halal do Brasil.
Próximos módulos:
Dia 25/08 às 9h
VII- Banca Islâmica e as principais características das finanças islâmicas;
VIII – Fundos soberanos de países Islâmicos: investimentos diretos e financiamentos para o agronegócio no Brasil.