FAMBRAS HALAL participa de palestra na Univali
No último dia 25, os estudantes de graduação e pós-graduação em comércio exterior e logística da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), desfrutaram da palestra “Halal: conceito, importância e possibilidades de seu uso como branding para negócios internacionais”. Com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, as auditoras técnicas do setor Halal industrial da FAMBRAS HALAL, Lina Ramadan e Michele Evangelista Villadal foram as convidadas para ministrar a palestra.
Para introduzir o assunto, o Coordenador de Gerenciamento de Informações da Câmara Árabe fez uma breve apresentação com dados sobre as exportações e importações realizadas entre o Brasil e países árabes e detalhou alguns dos serviços fornecidos pela Câmara para possibilitar que as indústrias brasileiras tenham sucesso no comércio com os países árabes.
O objetivo da palestra foi mostrar que o mercado Halal é maior que o segmento de alimentos, podendo abranger turismo, produtos farmacêuticos e cosméticos, mídia e vestimentas. A apresentação dos requisitos religiosos e do fluxo de certificação da FAMBRAS HALAL ficou por conta da auditora muçulmana, Lina Ramadan. Já os dados sobre a variedade do mercado, crescimento da população muçulmana mundial e o uso do Halal como Branding foram apontados pela auditora Michele.
“Debater com os futuros responsáveis pelas tratativas de comércio exterior sobre o tema Halal nos permite prepará-los para compreender a dimensão, importância e necessidades desse mercado. Além disso, compreendendo as particularidades culturais e religiosas, o comércio com os países islâmicos tem maiores chances de sucesso” afirmou Michele.
Atualmente, o Brasil é a terceira maior economia mundial em alimentos Halal. “Devido ao respeito cultural do Brasileiro e suas riquezas naturais, podemos avançar mais no ranque de alimentos e alcançar posições de destaque em outros cenários” destacou Lina.
Após a palestra, as auditoras visitaram o escritório da Câmara Árabe em Itajaí, guiadas pelo Daniel Tubino, executivo de vendas.