Certificação digital pode facilitar exportação do Brasil para o Egito
Aconteceu ontem (3), no Cairo, uma reunião para apresentar um projeto piloto de certificação digital nas exportações do Brasil ao Egito. O sistema desenvolvido pela Câmara do Comércio Árabe Brasileira integrará todas as certificações necessárias para exportação do Brasil aos países árabes.
O encontro contou com a delegação brasileira chefiada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novaki, e com o presidente da Organização Geral de Controle de Exportações e Importações do Egito (Goeic, na sigla em inglês), Ismail Gaber. O presidente da FAMBRAS HALAL, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, estava entre os participantes, juntamente com os demais representantes das empresas brasileiras e entidades de diversos segmentos do agronegócio.
Uma das vantagens do novo sistema é a redução do tempo e os custos das certificações de origem e de documentos de exportações realizadas pela Câmara Árabe, mas para que ele seja implementado é necessário negociar individualmente com cada país árabe. A proposta ainda passará pelos ministérios da Agricultura, do Abastecimento e da Indústria e Comércio. Nesta terça-feira (4) a delegação brasileira se reúne com representantes do Ministério da Agricultura do Egito e, para criar um comitê técnico para discutir o tema e iniciar a implementação da certificação digital.