FAMBRAS visita Egito e Jordânia para consolidação de parcerias
Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, Presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, esteve no mês de abril em viagem pelo Egito e Jordânia, com a missão de estreitar relacionamento com entidades governamentais, diplomáticas e empresariais. Ambos os países já são parceiros da FAMBRAS desde a criação da entidade brasileira, na década de 70, e o intuito do Presidente é, também, o de agradecer a parceria e a confiança que eles têm com a Federação durante tanto tempo.
Em suas visitas e reuniões, Dr. Zoghbi está apresentando os novos projetos e ideias da FAMBRAS e, também, tendo a oportunidade de ouvir as entidades internacionais, que têm interesse em realizar cooperação com o Brasil, de maneira a promover a cultura muçulmana no país.
Durante o Ramadan, o mês sagrado do Islam, por exemplo, o Ministério do Awqaf do Egito pretende enviar ao Brasil, por meio da FAMBRAS, uma equipe de Sheiks e recitadores do Alcorão Sagrado, para atuarem junto à população muçulmana brasileira neste período tão importante do ano para os muçulmanos.
Também foi acordada entre a FAMBRAS e a entidade Al-Azhar Al-Sharif o treinamento dos líderes religiosos da Federação e o estabelecimento de um centro de ensino da língua árabe no Brasil, com o intuito de aproximar os jovens muçulmanos dos conceitos positivos do Islam e afastá-los, cada vez mais, do extremismo, pregado em todo o mundo por grupos que usam a religião como uma fachada para cometer seus crimes.
Como o maior representante dos produtos Halal em todo o mundo árabe, Dr. Mohamed não poderia deixar de realizar contatos comerciais em nome da indústria nacional. Ele se reuniu com o Ministro egípcio do Comércio e da Indústria, Tariq Qabeel, para promover o aumento da venda de proteína animal Halal brasileira ao Egito, devidamente certificada dentro dos mais rigorosos controles exigidos por aquele país. Kabil destacou durante a reunião que o Egito está empenhado em desenvolver e fortalecer suas relações com o Brasil, especialmente sob a assinatura do acordo de livre comércio entre o Egito e o Mercosul, o que inclui o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, ressaltando a disposição do Ministério em fornecer todas as facilidades e facilitações para o fluxo de comércio entre os dois países.
A Federação propôs a implementação de um programa conjunto entre os governos egípcio e brasileiro para facilitar a circulação de procedimentos e certificados de carne Halal. A fim de facilitar a sua entrada no mercado egípcio, salientando que o Egito está implementando procedimentos rigorosos para garantir a qualidade dos embarques de carne importada e garantir sua segurança, desde o processo de abate até o acesso aos portos egípcios.
O Presidente da FAMBRAS também se reuniu com personalidades egípcias e jordanianas como Dr. Abdul Nasser Musa Abu Al-Basal, Ministro da Awqaf e Assuntos Islâmicos da Jordânia; Sheikh Abdul Karim Salim Al Khasawneh, Juiz da Jordânia; Dr. Abdul Moneim Al-Banna, Ministro da Agricultura do Egito, Prof. Dr. Mohamed Mokhtar Jumaa, Ministro do Awqaf; Dr. Shawky Allam, Mufti do Egito; Dr. Ahmed Mohamed El-Tayeb, Sheikh do Al-Azhar Al-Sharif; Princípe El Hassan bin Talal, da Jordânia; Dra. Majeda Omar, Diretora do Royal Institute de Estudos Inter-religiosos e Dra. Renee Hattar, Chefe de Estudos Internacionais do Royal Institute de Estudos Inter-religiosos.