Presidente da FAMBRAS HALAL recebe condecoração da Ordem de Rio Branco, concedida pelo Itamaraty
O Presidente da FAMBRAS HALAL, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi recebeu hoje, 20 de abril, do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, a condecoração da Ordem de Rio Branco. Trata-se de um reconhecimento destinado a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras por seus serviços ou méritos excepcionais.
Os nomes aptos a receber a insígnia são indicados por uma comissão. Em seguida, são submetidos à aprovação do Ministro de Estado das Relações Exteriores. As nomeações para a Ordem são feitas por Decreto do Presidente da República.
“Recebi, com muito orgulho, a indicação para auferira condecoração pelas mãos do estimado Diretor-geral do Instituto Rio Branco, Embaixador José Estanislau do Amaral Souza Neto. Em minhas atividades profissionais – à frente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, da FAMBRAS Halal e, recentemente, como Cônsul Honorário da República do Sudão – mantenho estreito contato com a diplomacia brasileira, que muito se esforça para representar e promover os interesses do nosso país no plano internacional. Desta forma, ser por ela reconhecido como um brasileiro apto a figurar entre o renomado quadro do Conselho da Ordem de Rio Branco, é um sinal de que minha trajetória segue o rumo correto”, diz Zoghbi.
A cerimônia lembrou, ainda, o Dia do Diplomata, data de nascimento do patrono dos diplomatas brasileiros, José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco. “Foi um homem que fez história não só por sua atuação como Chanceler, mas principalmente, por solucionar, pacificamente, todos os conflitos interpostos em seu caminho. Um exemplo claro de que a paz e o diálogo sempre foram as melhores escolhas em qualquer tempo e em qualquer situação”, finalizou o Presidente da FAMBRAS.