Tarifa faz cair em 20% exportação de frango à Arábia Saudita
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou que o Brasil continua ostentando o posto de maior produtor de frango Halal do mundo, sendo que os países do Oriente Médio permanecem como os maiores compradores.
De janeiro a novembro deste ano, foram exportadas 1,326 milhão de toneladas só para a região, o equivalente a 34% do total exportado no período. Entre os dez países que mais compraram o produto brasileiro este ano, cinco são árabes. Em primeiro lugar, a Arábia Saudita, com 542 mil toneladas (13,8%), em sexto lugar, os Emirados Árabes Unidos, com 230 mil toneladas (5,9%), em oitavo lugar, o Egito, com 138 mil toneladas (3,5%), em nono, o Iraque, com 108 mil toneladas (2,8%) e em décimo lugar, o Kuwait, com 106 mil toneladas (2,7%).
Apesar de o Oriente médio se manter como maior comprador de frango brasileiro, houve queda de 5% de janeiro a novembro de 2017, no comparativo com o mesmo período de 2016. Segundo Ricardo Santin, vice-presidente de Mercados da ABPA, “a queda se deve a um aumento de tarifa local de importação, que era de 5% do valor do produto e foi para 20%. Isso gerou uma adequação de preços e de estoques e causou essa diminuição”.