Embaixadas evidenciam a importância do curso Mundo Islâmico

O penúltimo dia do curso Mundo Islâmico – Sociedade | Cultura | Estado, foi iniciado pelo professor Hussein Kalout, pesquisador da Universidade de Harvard. A aula foi dividida em dois temas, “Os elementos catalisadores da “Primavera Árabe” e a ascensão dos partidos islâmicos” e “As transformações no Oriente Médio e a política externa dos Estados Unidos”. Para ele, que encerrou hoje sua participação nas aulas, o curso tem alcançado os objetivos propostos. “Os objetivos têm sido alcançados, na medida em que se percebe o interesse dos diplomatas brasileiros e estrangeiros de compreenderem a dinâmica dos acontecimentos no mundo islâmico, para melhor estruturarem e formularem suas políticas exteriores, aproximando o Brasil dos países muçulmanos, construindo parcerias estratégicas, fortalecendo as relações econômicas e aprofundando as relações políticas e culturais”, afirmou.

Na sequência, o professor Salem Nasser, da Fundação Getúlio Vargas, falou durante 90 minutos sobre o islamismo e a democracia, finalizando com o tema “A reforma, a revolução e a contrarrevolução”.

A ultima aula foi ministrada pelo docente Mohamed Habib, da Unicamp. Os assuntos abordados por ele foram compostos por dois títulos, “A islamofobia após o 11 de setembro e a Doutrina Bush (novo Oriente Médio)” e “ A produção intelectual contemporânea no mundo islâmico” .

A representante da embaixada paraguaia, Helena Felip Salazar, tem acompanhado o curso e falou sobre sua experiência ao longo da semana. “Acho interessante debater sobre o surgimento do islamismo e suas raízes, bem como conhecer a importância da população muçulmana no Brasil, que tem um número expressivo. Gostei muito do perfil dos professores, eles se aprofundam no tema proposto de forma envolvente”.

 

1 Hussein Kalout (Harvard) (2) copy

1 Salem Nasser (Icarabe, FGV)

1

Você pode gostar...