Exportação ao Oriente Médio cresce 23,3%
Vendas para a região avançaram em fevereiro sobre o mesmo mês de 2012, enquanto total geral do Brasil caiu 13%. Exportações para a África, onde também estão árabes, recuaram 9,4%.
São Paulo – As vendas do Brasil ao Oriente Médio avançaram 23,3% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2012, de acordo com números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) na última semana. O País teve receita de US$ 819 milhões com exportações para a região no mês que passou contra US$ 664 milhões em igual período do ano passado. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, também houve crescimento, de 24,4%, saindo de US$ 1,4 bilhão em 2012 para US$ 1,7 bilhão em 2013.
Informações do Ministério apontam as vendas de carnes, açúcar, cereais, farelo de soja, café, fumo, obras de ferro fundido e animais vivos como responsáveis pelo crescimento registrado em fevereiro individualmente. O Mdic leva em conta a média diária de embarques, que também cresceu 30,2% no mês. Produtos parecidos impulsionaram as exportações do acumulado do ano: carnes, açúcar, minério de ferro, milho em grão, farelo de soja, obras de ferro fundido, fumo, animais vivos, etanol e café. A média diária, neste caso, avançou 27,6%.
Já para a África, região onde ficam os demais países árabes, houve queda nas exportações do Brasil. Elas recuaram de 9,4%, de US$ 878 milhões para US$ 795 milhões. A queda, em fevereiro, é atribuída principalmente a vendas de açúcar, carnes, etanol, automóveis e partes, máquinas e equipamentos, fumo, móveis, papelão e cartão, e animais vivos.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano o recuo ficou menor, em 3,1%, de US$ 1,84 bilhão para US$ 1,78 bilhão. Também no caso da África, uma pauta de produtos similar causou a queda em janeiro e fevereiro juntos: carnes, máquinas e equipamentos, móveis, automóveis e partes, óleo de soja em bruto, fumo, etanol, farelo de soja e animais vivos.
No geral, as exportações brasileiras caíram 13% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2012 e ficaram em US$ 15,5 bilhões. No acumulado do ano sobre janeiro e fevereiro do ano passado, as vendas externas geraram receita de US$ 31,5 bilhões. A retração foi de 7,7%.