Valor agregado do produto Halal é o tema do segundo painel do GHB
Iniciativas para incluir empresas brasileiras nesse mercado também foram compartilhadas durante o painel
O segundo painel do Global Halal Brazil teve como tema “O Valor agregado do produlo Halal para o consumidor”. Moderado por Ryan M. Calder, professor assistente de Sociologia e Estudos Islâmicos da Johns Hopkins University, o painel contou com a participação de Paula Soares, Coordenadora do Agronegócio da ApexBrasil; Ashraf El-Tanbouly, CEO da Câmara de Comércio Islâmica; Khaled El Atat, CCO da Drops Holding Group, e Shaik Zakeer Hussain, do Salaam Gateway.
Durante sua participação, Paula Soares deu destaque ao Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Apex Brasil em parceria com a Câmara Árabe. Trata-se de uma iniciativa de incentivo a empresas para viabilizar a exportação aos mercados muçulmanos, com ações de aperfeiçoamento, capacitação, certificação, promoção comercial, matchmaking e troca de experiências de negócios no segmento Halal. “O mercado Halal tem que ir além do setor de proteínas e fazer com que outros setores, como turismo e moda, entendam que o Halal é mais que certificação e também envolve sustentabilidade e cadeia de suprimentos”.
Ashraf El-Tanbouly afirmou que “uma em cada quatro pessoas no mundo é muçulmana e só quer produtos e serviços Halal”. No entanto, é preciso tomar cuidado com o processo de certificação para que ele, efetivamente, tenha credibilidade e mantenha a confiança dos consumidores.
Já Khaled El Atat reforçou que o mercado Halal tem muitas oportunidades – especialmente nas áreas de manufaturados e processados, como, por exemplo, os cosméticos e os alimentos exóticos. “Será um prazer ver mais produtos brasileiros no Golfo”, comentou.
Shaik Zakeer Hussain mencionou uma pesquisa feita no ano passado pelo portal onde atua, o Salaam Gateway. Segundo ele, ficou comprovada a projeção de um crescimento da ordem de US$ 2 trilhões em 2024 nos gastos com alimentos, bebidas, cosméticos e produtos farmacêuticos.