CNA e FAMBRAS promovem curso “O Mundo Islâmico” sobre ética e negócios com o consumidor

Iniciativa da CNA e da Fambras acontecerá nos dias 17 e 25 de agosto e 1º e 9 de setembro

Brasília (18/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) abriram as inscrições para a terceira edição do curso online O Mundo Islâmico, que este ano terá como tema “Ética e os Negócios com o Consumidor do Mundo Islâmico”.

O evento debaterá as oportunidades e os desafios para o agronegócio do Brasil nos mercados com população de maioria islâmica, em uma programação que trará a experiência de profissionais do setor privado, governo e academia.

Dividido em quatro módulos, o curso abordará assuntos como a população muçulmana e suas particularidades, os desafios e diversificações para a exportação para os países islâmicos, a importância da certificação Halal e da cultura ESG – práticas ambientais, sociais e de governança – para o consumidor muçulmano e a cadeia logística e o processo de exportação.

Datas – Os quatro encontros (dias 17 e 25 de agosto e 1º e 9 de setembro) acontecerão das 9h às 11h15. As palestras serão ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui (link).

O curso é indicado para profissionais do setor agropecuário, do segmento agroexportador, funcionários do serviço público das áreas de comércio exterior e diplomacia, imprensa, academia e demais interessados no assunto.

Ao final, os participantes que tiverem 75% de presença na plataforma virtual do curso receberão um certificado expedido pela Academia Halal do Brasil.

Módulos – Cada encontro abordará um assunto específico e será dividido em aulas. Ao todo, serão 12 aulas com os seguintes temas:

MÓDULO I
Aula 1: A estimativa de crescimento da população muçulmana e do mercado Halal global
Aula 2: Novo perfil do consumidor muçulmano
Aula 3: O calendário islâmico e sua influência nos negócios

MÓDULO II
Aula 4: A diversificação de exportações de produtos do agronegócio brasileiro para os países islâmicos
Aula 5: Os desafios do comércio internacional do Brasil com os países muçulmanos
Aula 6: Acordos comerciais e a competitividade para o agronegócio brasileiro junto aos países muçulmanos

MÓDULO III
Aula 7: A importância da certificação Halal para o consumidor muçulmano
Aula 8: ESG, sustentabilidade e os produtos Halal
Aula 9: A infraestrutura de qualidade como valor agregado aos produtos brasileiros

MÓDULO IV
Aula 10: A cadeia logística, suas particularidades e adequações para a exportação para o mundo islâmico
Aula 11: O gerenciamento do processo de exportação com excelência e segurança
Aula 12: Sistemas integrados de certificação Halal e excelência na rastreabilidade

A iniciativa tem apoio da Fambras Halal, Academia Halal do Brasil, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Instituto Brasil Logística e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).