Vice-presidente da FAMBRAS Halal, Ali Zoghbi apresenta a programação do Global Halal Brazil

Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal, fez uma apresentação sobre os cinco painéis do Global Halal Brazil. Ele começou lembrando que as diferentes tradições religiosas trouxeram diversas contribuições à humanidade. “Isso não é diferente no Islam. Uma de suas maiores heranças, e que nunca foi tão importante no momento atual para toda a humanidade, é o Halal”.

Zoghbi também lembrou da similaridade entre o Halal e as práticas ESG – sigla em inglês que significa “environmental, social and governance” e refere-se às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Ele citou que o movimento nasceu em 2004 – como uma provocação do então secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Anan e, desde então, só ganhou força.

Programação – O primeiro painel do GHB abordou “AS PRÁTICAS ESG ALINHADAS COM OS VALORES HALAL”. Ele mostrou que a produção Halal busca minimizar o impacto ecológico, adotando práticas sustentáveis – como a redução do uso de água e energia, a minimização de resíduos e o uso de embalagens ecológicas. 

Abordou, ainda, que a responsabilidade social e as práticas éticas são valores importantes para o Halal. Isso será comprovado por modelos de governança nos quais existem, por exemplo, tratamento justo dos trabalhadores, o cumprimento das normas trabalhistas, a igualdade de gênero e o bem-estar em toda a cadeia de fornecimento. 

Outro tópico deste painel se refere ao engajamento da Comunidade e da Educação, uma demonstração de sinergia com as práticas Halal. 

Após essas apresentações, aconteceu o segundo painel com o tema “O VALOR AGREGADO DO PRODUTO HALAL PARA O CONSUMIDOR”. 

Os palestrantes mostraram qual é o valor percebido pelo consumidor islâmico sobre a certificação Halal. A partir daí, começaram a abordar os cuidados que uma marca precisa ter com relação à sua reputação no mercado global Halal.

Outro tema foi o branding internacional Halal. E, como não poderia deixar de ser, refletiu sobre a importância da capacitação das empresas brasileiras para o acesso ao mercado Global Halal.

Os três últimos painéis acontecerão amanhã (24).  O terceiro painel terá como tema “A TECNOLOGIA IMPULSIONANDO OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS HALAL”. Este assunto, tão atual, contemplará, a princípio, a agilidade das cadeias de suprimento Halal por meio da digitalização. As apresentações seguem com uma abordagem sobre Blockchains, inteligência artificial e certificação digital Halal como ferramentas para gestão eficiente de operações internacionais – assim como a importância da rastreabilidade.

O quarto painel trará apresentações sobre “HALAL, LOGÍSTICA E HUBS ESTRATÉGICOS”. Os convidados mostrarão que os países localizados em posição geográfica estratégica se destacam como centros logísticos eficientes para acesso ao mercado islâmico global. A partir daí, haverá uma reflexão sobre como esses centros podem contribuir para a facilitação do comércio e do investimento. 

Não menos importante será conhecer os requisitos para garantir a segurança na logística Halal internacional.

O quinto e último painel do Global Halal Brazil terá como tema “TURISMO E ENTRETENIMENTO: INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE”. O turismo Halal representa 13% do mercado global de turismo, com mais de 150 milhões de consumidores. “Este é um mercado que merece toda a atenção, por isso, falaremos sobre as oportunidades para o incremento de negócios neste segmento e as eventuais demandas, entre elas, adequações relacionadas à alimentação, vestimentas, rituais e infraestrutura ao lifestyle do muçulmano, advertiu Ali Zoghbi.

Os participantes conhecerão, ainda, os destinos brasileiros que correspondem às preferências do turista islâmico nos segmentos de turismo de negócios, lazer e no ecoturismo. E, para servir de inspiração, as principais inovações neste mercado. “Vamos mostrar um case interessante: o Estado de São Paulo já é um estado muslim-friendly. É apenas o primeiro passo para que o nosso país entre definitivamente nesse mercado”, adiantou o vice-presidente.

Você pode gostar...