Com participação de autoridades, Global Halal Brazil Business Forum começa suas atividades mostrando a força do mercado Halal

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores, participaram por vídeo da cerimônia de abertura do evento, que destacou a importância da indústria Halal para a economia brasileira. Presidente Lula mandou mensagem

Começou hoje (23) a segunda edição do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), evento que acontece em São Paulo e reúne especialistas, autoridades e empresários de todo o mundo para falar sobre o mercado Halal. O evento é uma realização da FAMBRAS Halal, a primeira certificadora Halal do Brasil, e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. 

Com o patrocínio das empresas BRF, Embratur, H2R, Marfrig, Turkish Airlines, Minerva Foods, Seara, Laila Travel, Travel Plus, Banco ABC e World Logistics Passport (WLP), o evento irá discutir as possibilidades de ampliação desse comércio, que movimenta cerca de US$ 5,7 trilhões por ano, e muitas outras informações sobre Halal.

Na cerimônia de abertura, o fórum teve a participação de personalidades políticas como Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores. Ambos participaram por vídeo. O presidente Luís Inácio Lula da Silva mandou uma mensagem que foi lida pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi. Também enviou uma mensagem o Ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoundi.

Também marcaram presença na abertura, Yousef Hassan Khalawi, Secretário Geral da Câmara Islâmica; Nabil Adghoghi, Vice-Decano dos Embaixadores Islâmicos no Brasil; além de Osmar Chohfi e do presidente da FAMBRAS Halal, Mohamed Zoghbi.

A força do Halal – Em seu discurso, Mohamed Zoghbi lembrou que a história do Halal está intrinsecamente ligada à história de sua família. “Foi meu saudoso pai, Hajj Hussein Mohamed el Zoghbi, um libanês nascido em 1920, que esteve à frente da primeira exportação de frango Halal do Brasil. Foram 650 toneladas enviadas para a Arábia Saudita e Kuwait coordenadas por este visionário”, disse. “A partir daí, como todos sabem, esse volume de proteína animal – sem falar dos demais produtos que o Brasil exporta para os países islâmicos – cresceu vertiginosamente e nos colocou numa posição de protagonismo”.

Zoghbi recomendou que todos os participantes usufruíssem do conhecimento que será compartilhado nos dois dias de evento – o GHB termina amanhã (24). “Vamos falar, por exemplo, do comportamento do consumidor islâmico, do processo de certificação, de branding, de tecnologia e logística, entre muitos outros assuntos relacionados diretamente ao Halal. Entendemos que há uma necessidade de saber mais não só sobre oportunidades e como chegar a este mercado, mas também sobre como seguir atuando com o máximo de excelência, fortalecendo, inclusive, a confiança no produto brasileiro”, disse. “Não tenho a menor dúvida de que sairemos daqui abastecidos de um conteúdo que vai fazer a diferença em nosso dia a dia, nas empresas em que atuamos. E, juntos, também fortaleceremos a economia brasileira com divisas e a geração de empregos – citando apenas alguns benefícios”.

Outras palavras – O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, lembrou a força do Brasil no mercado Halal, lembrando que as estatísticas de comércio demonstram que o país se tornou, em 2022, fornecedor imprescindível de alimentos e bebidas dos 57 países de maioria muçulmana da Organização da Conferência Islâmica. “No ano passado, o Brasil para eles exportou US$ 23,41 bilhões em alimentos e bebidas, resultado que fez do país o maior fornecedor de gêneros alimentícios ao mundo muçulmano e que foi 41% superior ao ano anterior. Somos importantes no fornecimento de alimentos como carnes, açúcar, milho, arroz, soja, trigo, café, frutas e vários outros produtos brasileiros”.

Chohfi também destacou todas as ações que vem sendo realizadas para promover os produtos nacionais no mercado Halal.

Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores, lembrou que o mercado Halal é uma fonte de orgulho para o povo brasileiro e disse que há uma gama de produtos e serviços para se explorar. Geraldo Alckmin complementou ressaltando a ética e a redução dos impactos ambientais, valores do Halal.

Em sua mensagem, o presidente Lula revelou que vê no desempenho recorde das exportações para Liga Árabe em 2022 um sinal de confiança do consumidor muçulmano no produto brasileiro. Para ele, o avanço nas exportações reflete a capacidade do Brasil de atender às demandas desse mercado, que comprou no ano passado US$ 17,74 bilhões majoritariamente em alimentos e minérios, no melhor desempenho da série histórica iniciada em 1989. Ainda na mensagem, o presidente disse ser grato pela contribuição social, econômica, política e cultural dos mais de 12 milhões brasileiros nascidos ou com ascendência em países árabes que fizeram do Brasil seu lar e sua pátria.

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