Turismo Halal é destaque na 5ª edição do Expo Fórum Visite SP
Evento apresentou novas tendências do setor turístico da capital e do interior de São Paulo para empresários e investidores do ramo
A convite da São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR), a FAMBRAS Halal participou da 5ª edição do Expo Fórum Visite SP apresentando aos líderes e profissionais de turismo, eventos e viagens o Turismo Halal. Com exposição e palestra sobre o tema, a certificadora atraiu mais visibilidade para essa modalidade de turismo – e a adoção por parte de hotéis e restaurantes é uma das metas da empresa.
Iniciada às 7h30 da última quinta-feira (20), a feira contou com atrações culturais, exposições de destinos e atrativos e realização de painéis e palestras sobre diversas novidades e tendências do setor turístico em nível estadual. O público-alvo presente no Sheraton São Paulo WTC, composto por aproximadamente 800 pessoas, teve acesso a outros expositores, além da certificadora.
Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal, viu o evento como um meio fundamental para o desenvolvimento do Turismo Halal. “Acredito que um novo momento para esta tendência recém-criada deve ocorrer de hoje em diante. As conexões que estão sendo realizadas aqui, com empresários do segmento hoteleiro, são fundamentais para espalhar esse nicho turístico aos quatro cantos do Estado e expandir os serviços em prol da comunidade muçulmana”.
“O propósito deste evento é aproximar negócios e pessoas. Somente por cooperações assim, entre os membros do setor, é que o desenvolvimento mútuo ocorrerá e resultará em produtos e serviços de qualidade para o público que for atendido. Todos ganham com ações que visam ao social, uma das práticas ESG, movimento tão importante da atualidade”, expressou Fernando Guinato, presidente da São Paulo Convention & Visitors Bureau, em concordância com a fala de Ali Zoghbi.
Conforme dados do Governo do Estado de São Paulo, a capital paulista figura na 33ª posição no ranking internacional do “World’s Best Cities”, sendo um dos melhores destinos do mundo a se visitar. A cidade ficou à frente de Londres (UK) e Nova York (US). Para Solange Meca, sócia da Agência de Turismo Allistur, o exercício da diversidade ainda pode destacar todo o Estado no cenário internacional, com o turismo religioso exercendo papel fundamental.
“Visitar o estande da FAMBRAS Halal e conhecer um pouco da cultura muçulmana muito me encantou. O Brasil é popular pelo mundo afora por diversos atributos, incluindo a hospitalidade, e isso que a certificadora proporciona colabora totalmente para tal característica. Parabéns! É uma atividade muito bonita, que tem como objetivo trabalhar o social”, destacou a empresária, que também pretende adotar os serviços destinados ao visitante muçulmano em sua empresa.
Ainda conforme as informações do governo estadual, São Paulo já investiu mais de R$ 150 milhões em turismo somente no primeiro semestre de 2023 e a estimativa é de que o capital continue sendo aplicado em programas de promoção das tendências e em infraestrutura. Por outro lado, o vice-presidente da certificadora destacou o potencial do segmento dentro do mercado Halal; em escala global, US$ 300 bilhões devem ser movimentados até 2028.
Roberto De Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, pontuou que o turismo religioso deve contribuir para atração de investimos estrangeiros. “Quando analisamos todos esses números e observamos a Agenda ESG ganhando forma dia após dia, percebemos a eficácia de congregar práticas em prol de um estilo de vida mais sustentável, algo buscado por todos os entes de uma sociedade”, destacou o representante do governo.
O Turismo Halal foi uma das 17 exposições do evento, que contou com tendências da capital (04) e do interior (13), e painéis e palestras sobre “Linhas de Crédito Público e Privada”, “ESG e Saúde Mental” e “A Força do Associativismo”. Ali Zoghbi palestrou para os participantes da feira, momento no qual explicou sobre as ações que vêm sendo realizadas no intuito de receber o turista muçulmano.
Entre os assuntos comentados, o vice-presidente abordou o apoio da International Halal Academy, instituição responsável pelo treinamento dos agentes turísticos, na consolidação da prática que vai ofertar os serviços ao público islâmico. No evento, colaboradores da FAMBRAS e da Academia atenderam os visitantes, disponibilizando aos mesmos assistência e material informativo.
A 5ª edição da Expo Fórum Visite SP foi realizada pela São Paulo Convention & Visitors Bureau, em conjunto com a Associação das Empresas Aéreas (ABEAR) e os governos municipal e estadual.