Conhecendo o Conceito Halal: capacitação de 40 agentes do turismo para atender o público muçulmano é realizada na SETUR
Evento aconteceu no Auditório da Setur e contou com a explicação de seis módulos sobre o Halal e o mundo islâmico
No auditório da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR), 40 agentes turísticos receberam o curso de Capacitação e Conscientização em Turismo Halal. O evento organizado pela FAMBRAS Halal e pela International Halal Academy apresentou o Conceito Halal para guias, hoteleiros, chefes de restaurantes, entre outros profissionais da área. O objetivo é bem acolher a comunidade muçulmana internacional, hoje estimada em 1,9 bilhão de pessoas.
O Programa de Turismo Halal, lançado recentemente, tem despertado o interesse de profissionais do setor turístico paulista. São Paulo se tornou a primeira unidade federativa brasileira a implantar serviços de escala básica, como remoção de álcool do frigobar mediante solicitação, indicação da direção à Kiblah, para que os muçulmanos se posicionem corretamente durante as orações, disponibilização de Sajjadas (tapetes de oração) e opções de comida Halal, em hotéis e restaurantes, tornando-se um Estado Muslim-Friendly.
O curso, que visou capacitar os inscritos, abordou os seguintes módulos: Os Princípios do Islam e o Halal, O Halal no Brasil, O Conceito, Processo de certificação FAMBRAS Halal, Reconhecimento Internacional do Halal do Brasil e O Consumidor Muçulmano e o Turismo. As palestras foram conduzidas por Ali-Zoghbi, diretor-geral da International Halal Academy, e pelas docentes, Elaine Carvalho e Soha Chabrawi, com mediação de Delduque Martins, secretário-geral da instituição.
Depoimentos
No decorrer da capacitação, os participantes se mostraram curiosos com relação aos temas explicados, realizando perguntas para solucionar as próprias dúvidas. Um dos questionamentos foi feito por Luis Garmendia, secretário adjunto da Secretaria de Emprego e Renda de São Carlos, munícipio do interior paulista, que perguntou se alguns alimentos brasileiros são aptos para o consumo do turista. Ele ficou satisfeito com o aprendizado.
“Tive minhas dúvidas sanadas. Eu, particularmente, sou um admirador da cultura muçulmana, até porque o Brasil estabelece muitos negócios com os países muçulmanos, mas conhece pouco sobre o estilo de vida desses povos. Quanto mais conhecermos, mais poderemos falar de diversidade. Afinal, esse público representa um terço da população mundial, então eles devem estar inseridos em nosso projeto cultural”, destacou ele.
Outra participante satisfeita com o curso foi Rosângela Mendes, que aluga imóveis para turistas e visitantes (anfitriã). Ela salientou a importância de estar sempre aprimorando as habilidades profissionais em prol do cliente, prioridade de qualquer membro do setor terciário. “Eu alugo quartos por aplicativos de hospedagem e quero receber os muçulmanos da melhor forma possível. Para mim, foi excelente, pois através do treinamento eu sei o que disponibilizar e o que não disponibilizar para essas pessoas”.
Linha do tempo
As primeiras tratativas sobre a implementação do Turismo Halal aconteceram no primeiro trimestre deste ano. Na sequência, reuniões pontuais foram realizadas entre a FAMBRAS Halal e a SETUR para escolher a categoria de serviços e planejar o calendário de ações e eventos.
Em maio, no dia 12, um protocolo de intenção foi assinado entre os parceiros e associações e entidades convidadas. O ato contou com a participação do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e do vice-presidente da FAMBRAS Halal, Ali Zoghbi; o primeiro treinamento ocorreu nessa ocasião.
Já no último dia 23, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um evento para fomentar as diversas trades turísticas. O evento reuniu 16 tendências do setor, incluindo o Turismo Halal, que apresentou seus produtos e serviços a empresários do ramo, visando atrair novos investimentos para o segmento.
O curso realizado na manhã desta quarta-feira foi presencial e durou cerca de duas horas. Em breve, será disponibilizado aos participantes um link de acesso a Plataforma EaD da International Halal Academy para emissão do certificado de conclusão.