Jundiaí recebe Projeto Halal do Brasil e leva a classe empresarial o mercado mundial Halal

A FAMBRAS Halal participou ontem (13), do Programa Exporta + Jundiaí, contribuindo para que empresários e executivos do município de Jundiaí tenham acesso com mais profundidade as exigências e oportunidades do mercado mundial Halal. A iniciativa faz parte do Projeto Halal do Brasil e visa fomentar e expandir as relações comerciais do segmento entre Brasil e países árabes.

As palestras realizadas na programação do evento, focaram na possibilidade do município paulista se tornar um grande exportador dos produtos brasileiros para países muçulmanos. Os temas abordaram os seguintes tópicos: introdução ao Halal – O que é o Halal e o Halal no mundo contemporâneo; mercado Halal; e apresentação do Projeto Halal do Brasil e como ele pode ajudar as empresas a acessar mercados globais. Vários membros do setor de indústria, comércio e serviços participaram do Workshop.

Milene representou a empresa Castelo no encontro

Entre as empresas participantes estão aquelas certificadas pelas FAMBRAS Halal, como a Quinta Semente, que comercializa alimentos com a Tunísia e os Emirados Árabes Unidos (EAU), a Castelo, exportadora de conservas de vegetais, condimentos e temperos a Dubai, e De Marchi, que está negociando a comercialização de frutas e verduras com diversas nações muçulmanas.

Elaine Carvalho, coordenadora de Garantia da Qualidade Halal da certificadora, foi quem colaborou com os propósitos do evento, fornecendo um panorama sobre o Conceito Halal e a Certificação Halal. A apresentação da também colaboradora da International Halal Academy, se enquadrou com os posicionamentos do gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município, Cristiano Lopes, e do diretor do Ciesp-Jundiaí, Manoel Flores, que demonstraram interesse em fortalecer as relações internacionais.

Além de Elaine Carvalho, a iniciativa contou com as falas de Sotirios Ghinis, especialista de economia da CCAB, e de Fernanda Dantas, gerente de Projetos de Internacionalização, além de outros especialistas; representantes governamentais, empresários e profissionais do setor também.

Para a realização do Workshop gratuito, a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira – CCAB, e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, formalizaram uma parceria. O mesmo ocorreu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP.

Projeto Halal do Brasil

Fernanda Dantas

Com duração de 30 meses, até 2025, e investimentos estimados em R$ 15,4 milhões, o projeto é dividido em três fases: capacitação, treinamento e promoção comercial. A primeira, compartilha informações do segmento a empresas não certificadas. A segunda, capacita remotamente, e de maneira segmentada, empresas interessadas em possuir a certificação Halal. E a última, visa inserir as companhias em feiras e missões internacionais.

Ainda é previsto um apoio de até 50% nos custos para obter o selo Halal para as empresas candidatas.

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