Em Dubai, presidente da FAMBRAS Halal visita escritório da DP World e sinaliza interesse na adoção de novas políticas para o comércio internacional de produtos
Digitalização de documentos, desde a certificação do produto até a legalização da venda, estão previstas nas tratativas entre Brasil e EAU
O presidente da FAMBRAS Halal, Dr. Mohamed El Zoghbi, visitou na manhã de hoje (24), as instalações da DP World e se reuniu com membros do Word Logistics Passport – WLP, para discutir o aprimoramento da logística de mercadorias comercializadas entre Brasil e alguns países latino-americanos, como Colômbia, México e Paraguai, e os Emirados Árabes Unidos (EAU), a fim de otimizar o transporte de produtos Halal.
A visita ao escritório da DP World, localizado em Dubai, um dos emirados mais importantes da região, também foi marcada pelo interesse da FAMBRAS Halal em implementar o processo de Certificação Halal, em formato online, e o sistema Green Pass, adequando a certificação dentro das novas agendas socioambientais.
O encontro contou com a presença do COO da DP World e gerente geral do WLP, Mahmood Al Bastaki, do gerente de Hub e Parcerias da WLP, Abdullah Al Suwaidi, do Head of WLP, Abdulrahman Bin Haider, e da especialista de exportações da Dubai Exports, Zilda Rosa. Durante a reunião, Dr. Mohamed El Zoghbi afirmo que contribuirá com as discussões elaborando planos e relatórios de sugestão, analisando às temáticas.
Aprimorar a exportação de produtos e mercadorias ainda vai resultar em auditorias, na qual devem participar membros do Governo Municipal de Dubai e do Governo Federal brasileiro, além de outras entidades. O objetivo é criar uma espécie de “canal verde”, que também valoriza a economia de tempo no processo de transporte, prática relacionada ao Green Pass.
O avanço dos trabalhos para prospectar a certificação e a rastreabilidade Halal já está ocorrendo por meio das reuniões que a DP World realiza com representantes do governo brasileiro e a FAMBRAS Halal. A ideia é que tudo seja online, inclusive a legalização nos consulados e nas embaixadas.