FAMBRAS Halal participa da 27ª edição Intermodal South America e estabelece metas para o desenvolvimento do setor logístico no Brasil

Relatório global da economia islâmica enxerga potencial de crescimento nas exportações brasileiras; estudo aponta avanço de 5,74 trilhões até 2024

A FAMBRAS Halal participou da 27ª edição da Intermodal South America na tarde da última terça-feira (1°). O evento ocorreu na Arena Intermodal e contou com a presença do vice-presidente, Ali Hussein El Zoghbi, além das entidades governamentais e representantes do setor logístico. A partir da conferência, os convidados abordaram os desafios do agronegócio e da logística Halal no Brasil.  Ainda na ocasião, o dirigente enfatizou a garantia do processo e o planejamento organizacional dos produtos certificados por meio das capacitações e conhecimentos especializados.

Durante a palestra, o vice-presidente da FAMBRAS Halal, Zoghbi, chamou atenção para o estudo que revela o aumento das exportações de produtos Halal em território nacional. Segundo os dados do último relatório global do estado da economia islâmica (Global Competitiveness Index 4.0), realizada pelo World Economic Forum, a estimativa de alimentos como, carnes, vegetais, grãos, além de insumos, produtos cosméticos e farmacêuticos pode chegar a 5,74 trilhões até 2024.

“O Brasil deve continuar avançando nos números de exportação de alimentos e tantos outros produtos destinados aos países islâmicos. Nossa missão é ampliar a base de empresas que oferecem os serviços de logística e armazenagem com certificação Halal, além de fomentar soluções para qualificar a cadeia produtiva brasileira ao consumidor muçulmano.”, disse, Zoghbi.

Embora o ano de 2023 tenha se iniciado há pouco tempo, o momento é de retomada econômica. Somente em 2021 foram produzidas 221,6 milhões de toneladas de milho e soja, deste montante, 86,6 milhões foram transportados. Ao final de 2022, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), as exportações ficaram em 2,53 milhões. Já em novembro, o país embarcou 1,9 milhão de sua capacidade armazenada.

Entre os desafios logísticos e o potencial de mercado Halal, a FAMBRAS Halal estabeleceu importantes sugestões para colocar o Brasil entre os líderes neste segmento, tais como: o investimento de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em infraestrutura ao longo de 10 anos para competir contra outros países. A Ampliação da malha ferroviária, para dar melhor condição às hidrovias brasileiras e fomento a integração dos modais com investimentos do setor privado, além do aprimoramento de leis no Congresso Nacional. E por fim, lutar pelo aumento da capacidade de vias pavimentadas nos estados estratégicos para o escoamento do agronegócio brasileiro, atualmente apenas 12,4% dessas passagens estão em totais condições e 78,5% não possuem pavimentação. Outros 9% ainda estão sendo planejadas.

De acordo com os dados fornecidos pela pesquisa Global Competitiveness, a maioria (61,1%) das exportações passam pelo modal rodoviário, 20,7% ferroviário, 16,6% aquaviário, 4,2% ductoviário e apenas 0,4% aéreo.

Outro tema tratado no decorrer do debate, foi o planejamanto estratégico organizacional e a readequação às novas regras que as transportadoras de cargas devem aderir a fim de aprimorar seus conhecimentos para realizar o atendimento nos países islâmicos. Mesmo que parte da gestão das empresas mantenha o foco nas entregas, a logística abrange muitos processos, que também precisam de adequação para atender os territórios acerca do Oriente Médio.

 A certificação de produtos que envolve o processo de logística garante que todo trâmite seja realizado da forma correta, países do Golfo, por exemplo, passaram a exigir uma nova certificação Halal para armazéns, câmaras frias e transportes que trabalham com frigoríficos certificados. Uma das soluções para garantir que essa movimentação ocorra naturalmente e de maneira adequada é o oferecimento da capacitação às lideranças e colaboradores para atender as rígidas normas de qualidade exigidas.

Serviços

A Arena Intermodal é o espaço exclusivo para discussões que movimentam e impulsionam a economia brasileira por meio de debates direcionados aos profissionais do setor logístico. A entrada é gratuita aos visitantes. O evento ocorre entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março, das 13h às 21h no São Paulo Expo-SP.

Para participar basta realizar seu credenciamento gratuitamente, basta acessar o site https://www.intermodal.com.br/pt/visitar.html imprimir a credencial e apresentar na entrada do evento.

Você pode gostar...